Encerrado curso de Nutrição e Gastronomia na Promoção da Saúde
Por Julyana Brasileiro, com Assessoria de Imprensa do DSAS20/12/2024 09:50 | Atualizado há 1 mês
Compartilhe esta notícia:
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), encerrou, no dia 12 de dezembro, o curso “Nutrição e Gastronomia na Promoção da Saúde – Prevenindo as Doenças Crônicas”. A formação teve cinco oficinas, com o objetivo de instruir os participantes sobre como preparar opções alimentares que são simultaneamente saudáveis e prazerosas, unindo nutrição e gastronomia na promoção da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida.
O evento de encerramento teve a apresentação musical do Projeto de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), "Duo - Grupo de Violoncelos", e contou com a degustação de lanches preparados pela oficina prática de gastronomia realizada durante o curso.
O diretor do DSAS, Luis Edson Sales, destacou a continuidade da parceira com a UFC e a importância do curso para a promoção da saúde dos participantes. “Durante o curso, os participantes puderam ampliar seus conhecimentos sobre alimentação saudável, bem como incorporar novos hábitos em suas rotinas diárias", afirmou.
Curso foi feito em parceria com a UFC - Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa do DSAS
Luis Edson agradeceu ainda ao Curso de Gastronomia da UFC, na pessoa do professor Robson Mota, pelo prosseguimento de uma parceria já exitosa em ações que promovem a saúde e que visam contribuir com a melhoria de vida dos servidores e aposentados. "A parceria começou com os atendimentos individualizados da gastronomia junto à Célula de Nutrição e à Oficina sobre memória afetiva na gastronomia, realizada com os pacientes do Serviço de Atenção ao Adulto e à Pessoa Idosa (Sapi), que também tinha objetivo de estimular a adesão a dietas saudáveis”, destacou o diretor do DSAS.
Resultados
O professor Robson ainda destacou os resultados obtidos durante o curso e a importância de iniciativas que unam nutrição e gastronomia na promoção da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida. “No último dia do curso, realizamos uma avaliação que buscou inclusive verificar qual foi o seu impacto na vida de cada participante. Foi extremamente satisfatório ver que cada um dos participantes conseguiu iniciar mudanças significativas em seus hábitos alimentares na busca da tão almejada qualidade de vida”, ressaltou.
Robson Mota enfatizou a nova metodologia empregada nessa segunda edição. “Dessa vez inserimos mais uma abordagem, a de habilidades gastronômicas, levando aos participantes técnicas utilizadas na cozinha profissional, mas que podem ser integradas no dia a dia das cozinhas domésticas, e isso foi muito enriquecedor a todos, inclusive aos professores”, defendeu.
Curso foi realizado ao longo de cinco oficinas - Foto: Divulgação/Assessoria de Imprensa do DSAS
Já a professora de Gastronomia da UFC, Diana Carvalho, destacou o que considerou como sendo os principais aspectos do curso. “Discutimos e desmistificamos alguns conceitos equivocados sobre alimentação saudável, assim como o aprendizado sobre o uso de ervas frescas na alimentação. No curso, foi incentivado também o hábito de cozinhar como parte do autocuidado, além do compartilhamento de experiências, troca de conhecimentos e criatividade", afirmou.
Diana também destacou que além de celebrar os avanços, os participantes tiveram um momento de reflexão, em que puderam avaliar o curso e sugerir novos temas para futuras edições, considerando suas necessidades e interesses.
Saiba mais
Durante o evento de encerramento, foram servidos aos participantes pratos compartilhados ao longo dos cinco meses do curso, como biscoito de maçã e canela com uso de grãos integrais, sem açúcar e lactose, como forma de inclusão alimentar. Foram também apresentadas novas receitas, reforçando o espírito de compartilhamento e aprendizado contínuo.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também
DSAS encerra o ano com mais de 400 mil atendimentos
O Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) apresentou o resultado parcial de 2024 com re...
Autor: Julyana Brasileiro, com assessoria DSASProjeto Florescer conclui atividades de 2024
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Assistência Social do Departamento de Saúde e Assistência Social, realizou,...
Autor: Julyana Brasileiro, com assessoria de imprensa do DSASSala de Vacinas do DSAS orienta sobre procedimentos contra novos casos de Covid-19
A Covid-19 volta a preocupar a área de saúde do Estado do Ceará. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Fortaleza registrou taxa de posi...
Autor: Júlio Sonsol, com informações da Sesa