"Em Rodas de Biblioterapia" discute saúde mental
Por ALECE26/08/2022 13:26
Compartilhe esta notícia:
O curso “Em Rodas de Biblioterapia”, que integra o programa Entre Artes, da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce), retomou nesta quinta-feira (25/08) ao encontro no formato presencial, na sede da entidade, com a temática "Saúde Mental em Pauta". Durante o período da pandemia de Covid-19 as atividades aconteceram de forma remota.
A poética desse primeiro encontro foi apresentada pelas servidoras da Alece, Raquel Penaforte, orientadora da célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas, e Selma Machado, facilitadora das Práticas Sistêmicas Restaurativas. A mediação foi desenvolvida pela coordenadora do curso, Jacqueline Assunção.
O evento inaugural do novo ciclo de eventos foi realizado com a poética de Raquel Penaforte, orientadora da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas, que integra o Comitê de Responsabilidade Social da Casa. Em seguida, houve a exposição de Selma Machado, facilitadora da Célula, que apresentou recortes do livro "Ordens do Amor", de Bert Hellinger.
"A gente vem desenvolvendo um trabalho para a promoção da saúde mental e do bem estar social", pontuou Raquel Penaforte. Ela abordou o tema apontando conceitos e cuidados que cada indivíduo deve ter com a própria saúde.
Impacto da pandemia
A orientadora também trouxe uma abordagem sobre o momento que todas as pessoas passaram durante a pandemia da Covid-19, que impôs isolamento social e gerou fortes medos quanto à possibilidade de contágio, doença e até mesmo morte. "Com a crise pandêmica, tivemos o distanciamento do outro, passamos por muitas dificuldades e muitas vezes esquecemos de cuidar de nós mesmos, de maneira abrangente. Tivemos relações podadas, e isso causou impactos. E também devemos ter o cuidado com o nosso corpo para o bem estar físico", apontou.
Ela destacou que o retorno às atividades físicas deve ser acompanhado do cuidado com a alimentação saudável, bem como a necessidade de repensar a qualidade do sono. "Há também a ansiedade que veio junto com o medo do adoecimento, como as pessoas se abateram e o que fazer para combater a ansiedade", assevera.
Quanto às pessoas que mesmo com a redução das restrições de aglomerações continuam voluntariamente isoladas na maior parte do tempo, Raquel Penaforte recomenda que repensem o seu estilo de vida. "Somos seres sociais. Enquanto eu gosto de ter meu espaço para ter a minha solitude, essa atitude é saudável. Mas o isolamento pode estar relacionado à outras questões. Podem ser dificuldades de reatar os laços sociais ou ansiedade, Então é bom repensar se isso é um novo estilo de vida ou um adoecimento", acentua.
Selma Machado, em sua exposição, salientou que há ferramentas das práticas sistêmicas, que são recursos para a ajuda. "Dentro destas práticas, podemos nos encontrar com aquilo que nos adoece: nossas dores mais profundas, algo que está nos atrapalhando nosso momento de vida", aponta.
Segundo a facilitadora, cabe a cada um se questionar porque está tão isolado e sobre as questões que estão provocando embaraços. Ela acentua que a obra "As Ordens do Amor" traz elementos para que cada um consiga encontrar um equilíbrio dentro de todas as questões que envolvem a vida.
Serviço: Curso Em Rodas de Biblioterapia. Duração: 40 horas/aula. Periodicidade: mensal. Inscrições com Jacqueline Assunção - (85) 98601.6545 (WhatsApp). Local: Sede da Assalce (rua João Emídio da Silveira, 198, Dionísio Torres)
JS
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também
"Em Rodas de Biblioterapia" pauta autocuidado feminino
Encerrando o mês que fortalece a campanha institucional Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, a Associação dos Servidores d...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Virgínia Bastos (Assessoria de Marketing e Comunicação da Assalce)