"Em Rodas de Biblioterapia" aborda obra da cronista Martha Medeiros
Por ALECE21/10/2019 12:18 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
A cronista e poeta gaúcha Martha Medeiros foi a autora escolhida para a poética de Pio Barbosa Neto, professor e consultor técnico da Assembleia Legislativa do Ceará, graduado em Filosofia, no curso "Em Rodas de Biblioterapia", parte do programa Assalce "Entre Artes: A Arte de Viver", realizado nesta quinta-feira (17/10), na sede da Associação dos Servidores da Assembleia (Assalce), durante a 43º edição da atividade. Nesta etapa, a obra abordada foi "Simples assim", uma coletânea de crônicas da escritora.
A formação como leitora de Martha Medeiros começou ainda criança, por meio dos livros que possuía em casa e da Música Popular Brasileira que seus pais ouviam. Formou-se em Comunicação Social, em 1982 na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre. Trabalhou durante 14 anos como redatora publicitária, nos últimos anos conciliando com a escrita de poesias.
A poética foi aberta com a apresentação da biografia de Martha Medeiros, "conhecida como uma das melhores cronistas brasileiras", explica Pio Barbosa. Entre suas obras mais conhecidas estão Divã, Doidas e Santas e Feliz Por Nada. Seus livros já ultrapassaram a marca de 1 milhão de exemplares vendidos, conforme esclarece o expositor da poética.
Para Pio Barbosa, o ponto de maior destaque que se pode apontar na obra da gaúcha é a simplicidade que ela usa em sua obra. "São textos de fácil entendimento, que são claros a qualquer leitor, porque retratam as visões do cotidiano da escritora, que tem uma visão atenta e apurada da realidade", acentua Pio.
Entre as frases da autora, o expositor citou "tudo é provisório, inclusive nós", que, na sua avaliação, demonstra que todos deveriam ter consciência da transitoriedade da vida, para adotar posturas simples, deixando de lado a arrogância que habita dentro de cada um. Como o remédio da biblioterapia, Pio Barbosa apontou: "a simplicidade deve ser o norte de guia de nossa conduta".
Após a poética, a Cozinha Vintage serviu aos presentes pães de alho, que tradicionalmente acompanha os churrascos gaúchos e suco de uva, fruta nativa do Rio Grande do Sul. Lilian Rêgo, que coordena a cozinha, juntamente com Jacqueline Assunção, explicou que o alimento servido procura fazer um diálogo com o tema abordado. "Em Rodas em Biblioterapia” é coordenado por Lilian Rego e Jacqueline Assunção, com a supervisão do presidente da Assalce, Luís Edson Corrêa.
"Cozinha Vintage é o projeto que idealizei também para o Programa Assalce Entre Artes, com equipe formada por Lilian Rego, Verônica Barreto, Camila Rêgo e por mim. E tem como escopo a Memória da vovó, comida e dialoga com a poética da Biblioterapia pois não é um lanche simplesmente. É um alimento para a alma", diz Jacqueline.
Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829
Veja também
"Em Rodas de Biblioterapia" pauta autocuidado feminino
Encerrando o mês que fortalece a campanha institucional Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, a Associação dos Servidores d...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Virgínia Bastos (Assessoria de Marketing e Comunicação da Assalce)