Categoria Matriz

Eleitores voltam às urnas em 30 de outubro para escolher presidente e 12 governadores

Por ALECE
04/10/2022 17:10

Compartilhe esta notícia:

Primeiro turno das eleições foi neste domingo (02/10) Primeiro turno das eleições foi neste domingo (02/10) - Arte: Divulgação/TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa que mais de 156 milhões de eleitoras e eleitores aptos a votar irão retornar às urnas eletrônicas em 30 de outubro para escolher o presidente da República, no segundo turno das eleições, entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL).

Além disso, em 12 unidades da Federação a disputa para governador também será definida no segundo turno.

No primeiro turno das eleições ocorrido neste domingo (02/10), Lula obteve 57.259.504 votos (48,4% dos votos válidos) e Bolsonaro alcançou 51.072.345 (43,2%) dos votos, respectivamente. No Ceará, foram eleitos Elmano Freitas (PT) para o Governo do Estado, Camilo Santana (PT) para o Senado, 22 deputados federais e 46 deputados estaduais na mesma data. Desta forma, no segundo turno, os cearenses retornarão às unas para votar exclusivamente para presidente da República.

Disputas estaduais

Além da disputa presidencial, o segundo turno se desenvolve ainda na disputa para os governos estaduais de Alagoas (Paulo Dantas/MDB e Rodrigo Cunha/União), Amazonas (Wilson Lima/ União e Eduardo Braga/MDB), Bahia (Jerônimo Rodrigues/PT e ACM Neto/União), Espírito Santo (Renato Casagrande/PSB e Manato/PL), Mato Grosso do Sul (Capitão Contar/PRTB e Eduardo Riedel/PSDB) e Paraíba (João Azevedo/PSB e Pedro Cunha Lima/PSDB).

Na mesma situação, prosseguem as eleições para os governos de Pernambuco (Marília Arraes/Solidariedade e Raquel Lyra/PSDB), Rio Grande do Sul (Onyx Lorenzoni/PL e Eduardo Leite/PSDB), Rondônia (Coronel Marcos Rocha/União e Marcos Rogério/PL), Santa Catarina (Jorginho Mello/PL e Décio Lima/PT), Sergipe (Rogério Carvalho/PT e Fábio/PSD) e São Paulo (Tarcísio de Freitas/Republicanos e Fernando Haddad/PT).

De acordo com o TSE, uma das novidades nas Eleições 2022 foi a unificação do horário de votação em todo o País. Pela primeira vez, todas as seções eleitorais funcionaram no primeiro turno do pleito das 8 horas às 17 horas do horário de Brasília. Ou seja, cidades em fusos diferentes tiveram que se adequar ao horário da capital federal. A mesma unificação do horário de votação ocorrerá no segundo turno. A mudança decorre de decisão do Plenário do Tribunal de dezembro de 2021, incluída na Resolução TSE nº 23.669.

SC, com informações do TSE

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

WhatsApp: 85.99717.1801

Veja também