DSAS tem ações voltadas para crianças nesta semana
Por ALECE13/10/2022 11:09 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
O Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), da Assembleia Legislativa do Ceará, realiza até esta quinta-feira (13/10) a semana da criança, por meio das Células de Odontologia e Nutrição. “Todos os anos, em nossa Célula, comemoramos o Dia da Criança. Neste ano, decidimos dividir as atividades em três dias (10, 11 e 13 de outubro), nos turnos da manhã e tarde, de forma a contemplar o maior número de crianças”, explica a orientadora da Célula de Odontologia, Amélia Capelo.
A Célula de Odontologia tem um cadastro de mais de 160 crianças, entre dependentes de servidores e comunidades do entorno da Alece. O convite foi expansivo para todos. De acordo com Amélia Capelo, as atividades são desenvolvidas de forma lúdica e orientadas à higiene bucal. “Oferecemos lanches e, ao final, elas participam de uma prática de escovação”, pontua.
De acordo com Laura Carneiro, da Célula de Odontologia, os cuidados odontológicos com as crianças não devem se limitar ao atendimento clínico. “É preciso ter um olhar atento à prevenção em um escopo maior, envolvendo a educação da criança e do núcleo familiar, principalmente, nas orientações quanto a hábitos e doenças. Isso é fundamental para que o profissional tenha sucesso no tratamento”, afirma.
Laura Carneiro acrescenta, ainda, que um dos aspectos imperativos na prevenção das cáries é valorizar a escovação. “Os pais devem orientar as crianças o mais cedo possível. Nessa abordagem, sublinho a importância da aplicação do flúor: ele desempenha uma importante defesa contra as cáries, pois endurece o esmalte do dente contra a ação dos ácidos bucal causadores das lesões cariosas”, ressalta.
Este ano, a ação contou com a parceria e participação efetiva da Célula de Nutrição. “Estamos fazendo atividades dinâmicas orientadas à saúde bucal das crianças. Mostramos, por exemplo, figuras de dentes, uns tristes, outros alegres, e explicamos a elas quais tipos de alimentos influenciam nessas feições, e por que”, afirma Gisele Pacheco, orientadora da Célula de Nutrição.
“No que se refere à educação, mostramos o que as crianças devem fazer após as refeições para remover os restos de alimentos prejudiciais aos dentes. Transformamos brincadeiras em uma forma inteligente de educação. É gratificante ver como as crianças interagem nessas atividades e como podemos fazer a diferença na prevenção de doenças relacionadas à boca, principalmente as cáries”, assevera Gisele Pacheco.
Da Assessoria de Imprensa do DSAS, com Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
WhatsApp: 85.99717.1801
Veja também
Roda de conversa sobre câncer de próstata dá continuidade ao Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Clínica Médica do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), reali...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSASAlece inicia Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), realizou, nesta terça-feira (12/11...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSAS