Departamento de Saúde e Assistencia Social

DSAS promove encontro de prevenção às doenças crônicas

Por Assessoria de Comunicação do DSAS com Comunicação Interna
30/04/2024 12:19 | Atualizado há 6 meses

Compartilhe esta notícia:

Palestrantes orientaram sobre impacto da nutrição na prevenção de doenças crônicas Palestrantes orientaram sobre impacto da nutrição na prevenção de doenças crônicas - Foto: Máximo Moura

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio de seu Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) promoveu, na última quinta-feira (25/04), o primeiro encontro da ação “Nutrição e Gastronomia na Promoção da Saúde: Prevenindo as Doenças Crônicas”. O evento foi realizado em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e aconteceu no auditório Lucila Bomfim (Edifício Dep. Francisco das Chagas Albuquerque, anexo III da Alece) com a participação de professores e alunos do curso de Gastronomia da Universidade.

“O foco da ação, orientada aos colaboradores da Alece e pacientes do DSAS, é prevenir o sobrepeso e a obesidade e, consequentemente, as doenças crônicas como a diabetes e a hipertensão. Esse importante trabalho integra o projeto de extensão ‘Gastronomia e Nutrição na Promoção da Saúde e Qualidade de Vida’ (GASTRONUTRIUFC), coordenado pelo professor do curso de Gastronomia da UFC, Robson Mota, e desenvolvido em parceria com o Departamento”, informou o diretor do DSAS, Luis Edson Sales.

Robson Mota destacou que os encontros recebem o apoio de outros dois projetos da Universidade: “Educação Alimentar e Nutricional para Todos” (EAN) e “Gastronomia na Educação Alimentar e Nutricional” (GEAN), coordenados pelas doutoras Adriana Siqueira e Diana Carvalho, também professoras do curso de Gastronomia da UFC.

Diana Carvalho informou que o público assistido compartilhou histórias de vida, foi diagnosticado e participou de uma oficina gastronômica. “Nas próximas atividades teremos, além das oficinas gastronômicas, discussões sobre os desafios associados a uma dieta saudável, prevenção e tratamento com apoio de equipe multidisciplinar, e uma avaliação final sobre os impactos percebidos pelos participantes, totalizando outros três encontros”, detalhou.

Números

Adriana Siqueira informou que o último Atlas Mundial da Obesidade (estudo que monitora os índices de obesidade no mundo) apresenta dados alarmantes para o Brasil. De acordo com o relatório, metade das crianças brasileiras terão sobrepeso em 2035. Atualmente, o número é de um a cada três.

Segundo Adriana, o Atlas revela também um aumento da obesidade em todas as classes sociais e faixas etárias do Brasil. “Esse contexto é muito preocupante e isso nos motivou a elaborar atividades multidisciplinares que facilitam a adoção de hábitos alimentares e propiciam saúde e qualidade de vida”, afirmou.

 

Edição: Paulo Veras

 Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também