Dicas de Saúde

DSAS oferta atendimento de urologia a servidores

Por Julyana Brasileiro, com Assessoria de Imprensa do DSAS
21/03/2023 07:13 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Atendimento é prestado por André Sousa Castelo às quartas-feiras Atendimento é prestado por André Sousa Castelo às quartas-feiras - José Leomar

O Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), por meio da Célula de Clínica Médica, iniciou recentemente atendimentos na área de urologia aos seus servidores. O serviço está sendo prestado pelo médico urologista André Sousa Castelo.

O diretor do DSAS, Luis Edson Sales, enaltece a contribuição do profissional para o crescimento do Departamento. "Visando a diversidade e a qualidade dos serviços prestados aos servidores da Casa e comunidade do entorno, o DSAS conta agora com a participação do médico André Sousa Castelo, profissional de primeira linha, cuja área de atuação vem ao encontro de um desejo dos servidores pela presença dessa especialidade para a nossa estrutura, pois muitos deles dependem da avaliação de médicos especialistas em urologia", afirma.

Luis Edson ressalta e agradece a colaboração da Mesa Diretora da Alece, na pessoa do presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), e a sensibilidade e apoio da primeira-dama Cristiane Leitão, "que viabilizaram a implementação desse atendimento especializado que fica agora à disposição de nossos servidores", pontua.

Importância da prevenção

O médico André Sousa Castelo conceitua a especialidade e delineia o seu raio de abrangência. “A urologia abarca o trato urinário de homens e mulheres de todas as idades e, também, o sistema reprodutor masculino, cujos órgãos mais conhecidos são o pênis, testículos e próstata. Essa vertente da medicina previne e trata diversos problemas em todo esse âmbito, incluindo aí os tumores. Portanto, ela não se limita somente à parcela masculina da população, tampouco a questões estritas à sua sexualidade”, esclarece.

O médico também ressalta a importância da prevenção. “Anualmente é celebrado o Novembro Azul, período que sinaliza a importância de cuidar da saúde do homem, com ênfase na próstata. O câncer de próstata é o tipo mais comum de câncer na população masculina, sendo responsável por quase 30% dos diagnósticos da doença no Brasil. É fundamental assimilar que o cuidado não consiste somente em se voltar para o outro. Cuidado também é se importar com você”, defende.

Serviço: O horário de atendimento com o urologista é às quartas-feiras, a partir das 14 horas. O servidor que desejar uma consulta deve se encaminhar, primeiramente, para a Célula de Assistência Social e fazer o seu cadastro. São necessários os seguintes documentos/informações: nome completo, CPF ou Registro de Nascimento (no caso de crianças que não possuem CPF), nome da mãe completo, data de nascimento, estado civil, telefone, endereço com CEP e matrícula (em caso de servidor ou dependente de servidor).

O DSAS dispõe de outras 11 células com as seguintes especialidades: Acupuntura, Análises Clínicas, Assistência Social, Clínica Médica, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Terapia Ocupacional e Psicopedagogia.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também