Departamento de Saúde e Assistência Social

DSAS inicia campanha de vacinação contra gripe para servidores

Por Paulo Veras
15/06/2023 13:40 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

A vacinação é feita de forma volante, com uma equipe da Célula de Enfermagem percorrendo todos os setores da Casa. A vacinação é feita de forma volante, com uma equipe da Célula de Enfermagem percorrendo todos os setores da Casa. - Foto :Bia Medeiros

O Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará iniciou nesta quinta-feira (15/06) uma campanha vacinal contra a gripe (influenza). A imunização prossegue até 23 de junho e é uma parceria do DSAS, por meio da Célula de Enfermagem e do Comitê de Responsabilidade Social do Poder Legislativo, com sua Célula de Segurança do Trabalho. O imunizante é trivalente, sendo eficaz na proteção contra três tipos de cepas do vírus gripe (A-H1N1, A-H3N2 e B).

A vacinação é feita de forma volante, com uma equipe da Célula de Enfermagem percorrendo todos os setores da Casa. Os primeiros imunizados serão os servidores e servidores administrativos. Em seguida, a equipe visitará os gabinetes dos deputados e deputadas estaduais, quando serão vacinados parlamentares e seus assessores. Na sequência, será a vez Companhia da Guarda, da polícia e dos bombeiros.

O diretor do DSAS, Luis Edson Sales, destaca a importância de se prevenir contra a gripe. “A saúde é nosso bem maior e o Departamento está sempre atento para ajudar os servidores a evitar doenças. Dessa forma, conseguimos aumentar a qualidade de vida de todos e isso se reflete no desempenho”, afirma.

Para a orientadora da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, Tamires Guimarães, este trabalho contempla o compromisso do Comitê de Responsabilidade Social de promover a saúde dos servidores da Casa. “Vacinar é essencial para a prevenção de uma doença que nos últimos meses tem gerado muitos casos em Fortaleza", alerta.

 

Apoio das Secretarias de Saúde

Luis Edson salienta o apoio interno e externo que foi conseguido para efetivar a campanha. “Tanto o presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão (PDT), como a Mesa Diretora nos deram total apoio para oferecer esta facilidade para os nossos servidores. As Secretarias de Saúde do Estado e do Município foram fundamentais, nos cedendo doses da vacina”, afirma. 

A técnica legislativa Carmem Luíza tomou a vacina e destaca a importância de poder se vacinar no local de trabalho. “É difícil a gente conseguir se vacinar nos postos de saúde por conta do horário de trabalho. Pra mim, é excepcional esta oportunidade”, elogia.

O analista legislativo Albérico Aleixo também se imunizou e aplaude a iniciativa do DSAS e do Comitê. Segundo ele, com a vacinação, se evita a possibilidade de adoecer. “Estando sadios conseguimos prestar um serviço de qualidade, inclusive não tendo necessidade de faltar ao trabalho por motivos de saúde”, pontua.

 

Campanha é coordenada pela equipe da Célula de Enfermagem . Foto : Bia Medeiros 

Como se vacinar

Conforme a orientadora da Célula de Enfermagem do DSAS, Odete Sampaio, aqueles que forem se vacinar devem estar com seu cartão de vacinação em mãos para que a dose seja registrada. “No cartão de vacina fica registrado o lote e o laboratório da vacina aplicada. Se o servidor não tiver o cartão, entregaremos um novo e nele incluiremos a dose administrada”, destaca.

Também de acordo com o DSAS, os servidores que tiverem interesse em se vacinar e não o fizerem durante esta campanha, por motivo de força maior, devem procurar a Célula de Enfermagem posteriormente. Segundo Odete, 400 doses foram disponibilizadas para a campanha, mas essa quantidade pode aumentar caso haja necessidade.

Conteúdo Digital: Leonardo Coutinho

Edição: Salomão de Castro

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

 

Veja também