Agenda Cultural

“Dor e Glória”, filme autobiográfico de Almodóvar, estreia em Fortaleza

Por ALECE
04/07/2019 13:29

Compartilhe esta notícia:

Longa rendeu a Antonio Banderas (o terceiro da esqueda para a direita) o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes Longa rendeu a Antonio Banderas (o terceiro da esqueda para a direita) o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes - Foto: Divulgação

O espanhol Pedro Almodóvar é um diretor consagrado desde que dirigiu o filme "Mulheres à beira de um ataque de nervos" há 31 anos, já trazendo o ainda iniciante ator Antonio Bandeiras no elenco. A comédia dramática encantou a crítica. Em produções posteriores, o cineasta não frustrou público, trazendo para a telona "Ata-me" (1990), "Tudo sobre minha mãe" (1999), "Fale com ela" (2002) e "A pele que habito" (2011).

"Dor e Glória", novo filme de Almodóvar, estreia nesta quinta-feira (04/07), em Fortaleza, no cine Dragão do Mar. A película participou do Festival de Cannes deste ano, com o ator Antonio Banderas no papel de Salvador Mallo, vencendo o prêmio de melhor ator. Ele interpreta o protagonista, um diretor de cinema semi-aposentado que vive em seu apartamento-museu, às voltas com as memórias e dores, um alter ego do próprio diretor espanhol.

Também está no elenco a atriz Penélope Cruz, contumaz participante da obra de Almodóvar. O tempo da história é o da antecipação: de uma memória, de um filme ou desejo. Há um filme dentro de um filme. Com “Dor e Glória”, Almódovar concorreu à Palma de Ouro pela sexta vez. O prêmio foi vencido pelo drama sulcoreano Parasite.

Serviço: Filme “Dor e glória”. Gênero: Drama. Origem: Espanha. Sinopse: Retrato de um diretor melancólico encarnado por Antonio Banderas, junto a Penélope Cruz. Filme considerado mais autobiográfico do cineasta espanhol. Dias: 4 a 10 de julho, no Cine Dragão do Mar. Sessões: 15h40min, 17h45min e 19h50min.

Veja também