Departamento de Gestão de Pessoas

Disponibilizada declaração de rendimentos para o Imposto de Renda; prazo para envio prossegue até 30/04

Por ALECE
09/03/2020 11:11

Compartilhe esta notícia:

Confira como encaminhar a declaração à Receita federal Confira como encaminhar a declaração à Receita federal - JB/ Núcleo de Comunicação Interna da AL

Os servidores e servidoras da Assembleia Legislativa do Ceará devem estar atentos aos procedimentos para declaração do Imposto de Renda de 2020. O prazo para entrega da declaração do IR 2020 teve início no dia 2 de março e prossegue até o dia 30 de abril. Quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2019 terá de acertar as contas com a Receita Federal.  A declaração de rendimentos está disponível no Portal do Servidor. Para acessá-la, basta efetuar o login e senha, clicar na aba Servidor, escolher o item  DGP - Dec de Rendimentos e em seguida clicar no botão Enviar.

Quem tiver dificuldade em acessar o site deve se dirigir ao Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), localizado no 2º andar do Edifício Senador César Cals de Oliveira (Assembleia Legislativa), segundo informa a diretora Elenice Ferreira Lima. ''O servidor que tiver problema no acesso ao Portal deve procurar o nosso  setor para  regularizar sua situação. A medida é importante não apenas para ter acesso a declaração, mas para que ele possa usufruir dos demais serviços disponibilizados tanto os pessoais (dados cadastrais, histórico funcional e contracheques) e ficar informado com as notícias do Portal'', afirma.

A diretora esclarece que os servidores com plano de saúde da Unimed devem procurar a sede da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa (Assalce) para receber o demonstrativo de despesas que podem ser deduzidas integralmente do cálculo do Imposto de Renda.

''Os servidores com plano ISSEC devem acessar o site do Instituto. Para ter acesso, basta identificar o número do cartão de saúde, colocar o CPF, data de nascimento e solicitar a impressão. Em caso de dúvidas ou dificuldade, é só procurar nossa equipe'', enfatiza.

Balanço

Os cearenses ficaram mais atentos ao prazo na hora de declarar o Imposto de Renda em 2019 e superaram as expectativas da Receita Federal. O órgão esperava receber cerca de 645 mil declarações, mas o número de envio pelos contribuintes superou a marca de 682 mil. Os contribuintes que não entregarem a declaração dentro do prazo estipulado pagarão multa de no mínimo, R$ 165,74.

A diretora do DGP, Elenice Ferreira Lima, incentiva os servidores a antecipar a entrega da declaração do Imposto de Renda para garantir benefícios e evitar contratempos. ''Quem declara primeiro recebe a restituição nos primeiros lotes. Deixar para a última hora é arriscado, principalmente porque o  número de acessos ao sistema da Receita aumenta nos últimos dias, sendo comum o sistema apresentar instabilidade ou lentidão, o que compromete o envio da declaração'', avalia.

Assim como Elenice, milhares de contribuintes também sabem que antecipar a declarar traz vantagens. A Receita Federal recebeu 1,6 milhão de declarações de Imposto de Renda até a última sexta-feira (05/03).

Mais informações: Departamento de Gestão de Pessoas, pelo telefone 85.3277.3735.

JB

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

WhatsApp: 85.99147.6829

Veja também