Diretoria Legislativa

Diretoria Legislativa reúne secretários das comissões permanentes e servidores da CTLegis

Por Paulo Veras
11/04/2025 17:45 | Atualizado há 1 semana

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Reuniões seguem em abril com demais servidores da Diretoria Legislativa Reuniões seguem em abril com demais servidores da Diretoria Legislativa - Foto: Dário Gabriel

A Diretoria Legislativa da Alece promoveu, nesta sexta-feira (11/04), reuniões com os secretários das Comissões Permanentes da Casa e com os servidores da Consultoria Técnica Legislativa (CTLegis). Os momentos fazem parte de uma série de encontros gerenciais da Diretoria com suas áreas técnicas, visando promover o diálogo, a integração e o planejamento conjunto das ações dos diversos setores.

“Esse momento de escuta, integração e alinhamento com as nossas áreas é fundamental para consolidar a governança da Diretoria Legislativa e preparar o terreno para os desafios do biênio 2025/2026", explica o diretor legislativo da Alece, Carlos Martins. 

Segundo ele, o primeiro encontro com os secretários foi uma reunião de alinhamento. “Com a recém nomeação dos secretários e secretárias de todas as comissões pelos seus presidentes, julgamos necessário nos conhecermos e planejarmos como iremos alcançar as metas determinadas pelo presidente Romeu Aldigueri (PSB)”, explicou.

O diretor destacou ainda que a Consultoria Técnica Legislativa (CTLegis) tem um papel estratégico nesse processo, com projetos estruturantes como o Simplifica Legis, o BELT e os programas de qualificação voltados para os vereadores e vereadoras do Ceará. 

“Essas iniciativas não apenas reforçam a qualidade técnica da produção legislativa, mas também ampliam o alcance institucional da Assembleia, aproximando o Parlamento da sociedade e fortalecendo sua função legislativa em todo o estado. Nosso compromisso é seguir construindo uma Alece cada vez mais qualificada, transparente e conectada com as demandas do presente e do futuro”, afirmou. 

Carlos Martins reforçou que o objetivo é continuar o trabalho e ajudar, cada vez mais, os parlamentares no exercício de suas atividades. “Vamos mostrar aos secretários a estrutura que dispomos de logística, de recursos humanos e as nossas metas, além de escutar os anseios de cada um para definirmos a melhor forma de conduzir os trabalhos”, pontuou.

A orientadora da Célula de Comissões Permanentes, Rejane Auto, ratificou a importância destes encontros para o desenvolvimento do trabalho. “A ideia do nosso diretor de apresentar para todos os nossos procedimentos e dinâmicas é bem importante na construção de uma linguagem única”, destacou.

Reuniões aconteceram em auditório do complexo de Comissões da Casa. Foto: Bia Medeiros. 

Socorro Muniz, secretária da Comissão Permanente de Agropecuária, atestou ser de grande valia a iniciativa. “Assim vamos entender como ele quer o desenvolvimento do trabalho e ao mesmo tempo podemos expor como contribuir”, afirmou. Para Socorro, as comissões são o pulmão da Alece. “Tudo passa pelas comissões e essa revitalização no trabalho é importante e positiva”, assegurou.

Erliene Vale, orientadora da Consultoria Técnica Legislativa, opina que “a integração entre gestão e corpo técnico é essencial para garantir que a Alece cumpra com excelência suas funções, uma vez que essa harmonia fortalece a cultura organizacional, promove pertencimento e eleva a qualidade dos resultados da Casa Legislativa”, ao destacar a reunião como um símbolo do compromisso do da valorização dos servidores. 

Segundo ela, “o trabalho legislativo exige precisão, sensibilidade e clareza. Por isso, a integração entre as áreas que atuam nas atividades-fim da Alece não é apenas desejável - é um diferencial que eleva a capacidade desta Casa de servir com responsabilidade e competência à sociedade cearense", apontou. 

“O bom funcionamento do Legislativo depende, cada vez mais, da colaboração efetiva entre áreas que combinam visão institucional e conhecimento técnico para assegurar a qualidade das proposições. Em última instância, valorizar os servidores é uma escolha de governança, pois são eles o maior ativo da instituição pública que busca ser cada vez mais humana, eficiente e conectada aos desafios contemporâneos”, complementou a servidora. 

No próximo dia 25 de abril, as reuniões contemplam o Departamento Legislativo e com demais servidores das Comissões Permanentes.

Workshop

As reuniões de alinhamento institucional fazem parte da preparação para a realização do I Workshop Diretoria Legislativa em Foco, que acontecerá no dia 28 de abril, de 9h às 17 horas, e reunirá deputados e deputadas, assessores e chefes de gabinete, consolidando o compromisso da DL com a excelência no processo legislativo e na articulação institucional.

 

Edição: Samaisa dos Anjos

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

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