Dicas de Saúde

Dia Mundial de Conscientização da Doença de Alzheimer é celebrado neste sábado

Por Assessoria do DSAS, com Comunicação Interna
20/09/2024 07:54 | Atualizado há 2 meses

Compartilhe esta notícia:

Segundo o Ministério da Saúde, 1,2 milhão de pessoas sofrem de  Alzheimer no Brasil Segundo o Ministério da Saúde, 1,2 milhão de pessoas sofrem de Alzheimer no Brasil - Arte: Publicidade Alece

O dia 21 de setembro foi escolhido pela Associação Internacional do Alzheimer como Dia Mundial de Conscientização da Doença de Alzheimer. A data tem  como objetivo conscientizar sobre esse transtorno, informando quais são os principais sintomas, as formas de tratamento, bem como a importância do acompanhamento dos familiares dos pacientes. No Brasil, a Lei 11.736/2008 estabeleceu a data como o Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer.
 
A doença de Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo que se caracteriza por um comprometimento da compreensão e memória de curto prazo e em alterações comportamentais, quadros esses que tendem a se agravar ao longo do tempo. Ela atinge principalmente as pessoas idosas, constituindo a forma mais comum de demência desse grupo etário.
 
Dentre os sintomas, destacam-se a dificuldade para lembrar acontecimentos recentes, repetições de perguntas já feitas, dificuldade para expressar ideias ou sentimentos por meio de palavras, interpretações inadequadas de estímulos visuais ou auditivos, irritabilidade frequente, bem como dificuldade para desempenhar tarefas rotineiras, como, por exemplo, se deslocar por um caminho conhecido.
 
A terapeuta ocupacional Nathália Gomes, da Célula de Terapia Ocupacional do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece afirma que o Alzheimer afeta milhões de vidas e hoje é um desafio global que exige cada vez mais políticas públicas de saúde que promovam a inclusão e a dignidade às pessoas com Alzheimer e seus cuidadores. “ Nesse sentido, é extremamente importante que mais e mais pessoas tenham acesso a informações corretas sobre esse tipo de demência, pois muitas vezes diagnósticos tardios e tratamentos inadequados, frutos de estigmas sociais e achismos, prejudicam a saúde e a qualidade de vida dos doentes e seus familiares”, avalia . 
Serviço
 
A Célula de Terapia Ocupacional do DSAS presta atendimentos a deputados, servidores, terceirizados, respectivos dependentes, bem como à comunidade do entorno da Alece. Seus profissionais atuam na prevenção e na recuperação das disfunções e distúrbios que prejudicam a realização de atividades inerentes ao convívio social, e atendem pacientes de todas as idades, desde o recém-nascido à pessoa idosa. Mais informações pelo telefone: (085) 3277.3760.
 

 

Edição: Paulo Veras

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também