Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental

Dia Mundial da Terra é celebrado nesta quinta-feira (22/04)

Por ALECE
22/04/2021 09:29 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Assembleia Legislativa desenvolve projetos voltados à sustentabilidade Assembleia Legislativa desenvolve projetos voltados à sustentabilidade - Arte: Bruna Bringel/ Núcleo de Comunicação Interna da AL

O Dia Mundial da Terra, celebrado nesta quinta-feira (22/04), nos leva a refletir sobre como nossas ações impactam negativamente o planeta e acerca da necessidade de desenvolvermos consciência para preservação do meio ambiente. A Assembleia Legislativa do Ceará promove a sustentabilidade nas atividades da Administração Pública e auxilia na construção de uma nova cultura institucional fundamentada na excelência da gestão ambiental.

A Célula da Agenda Ambiental da Gestão Pública (A3P) da Assembleia Legislativa do Ceará, por meio de ações concretas, tem feito a diferença, contribuindo para a construção de um mundo melhor para as próximas gerações. A orientadora da Célula, Conceição Machado, destaca que Sustentabilidade no Poder Legislativo se desenvolve a partir de eixos temáticos. Conforme aponta, a gestão adequada dos resíduos sólidos, o uso racional dos recursos naturais e bens públicos, construções sustentáveis, sensibilização e capacitação dos servidores, dentre outros eixos, direcionam os projetos idealizados pela Célula da Agenda Ambiental.

Um dos projetos bem-sucedidos é o de reúso da água do ar-condicionado, que desde 2010, tem se destinado à rega de jardim, limpeza de pisos e para reposição do volume de água dos espelhos d'água.

Um único ar-condicionado da Assembleia rende 10,5 litros de água por hora e diariamente, é possível coletar 115,5 litros de água provenientes desses equipamentos. A motivação do projeto veio da necessidade de reduzir o consumo de recursos naturais, preservar o meio ambiente e gerir de forma adequada o uso da água, além de contribuir para a eliminação de vetores do mosquito Aedes aegypti.

Essa prática de reúso da água do ar-condicionado também pode ser adotada nas residências, possibilitando que o cidadão seja um multiplicador de ações em prol do meio ambiente. Em termos ambientais, ela inibe o acúmulo de água para a proliferação de mosquitos como o Aedes aegypti e, em termos financeiros, traz economia.

Reciclagem como prioridade

Um outro exemplo de prática sustentável e rotineira na AL é a reciclagem de resíduos sólidos desde 2007. Na Sala de Gestão de Resíduos Sólidos é realizado um trabalho de segregação dos materiais recicláveis coletados na Casa e acondicionados de forma ecologicamente correta, por meio de baias, em pista de rolamento colorida, que estabelece o padrão das cores para estações de coleta seletiva. O material segregado é doado a associações de catadores credenciados, que comprovam ser a reciclagem sua única fonte de renda, com todo o valor arrecado sendo dividido entre os membros da associação.

Por mês, são doados em média de 1.200 kg de papel, 130 kg de plásticos e 145 kg de vidros.

Conforme a orientadora da Célula da A3P, Conceição Machado, a gestão do presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão (PDT), inova em relação à responsabilidade socioambiental, assumindo um papel protagonista no cenário do Poder Legislativo.

Novos projetos

Além dos projetos em andamento, novas ideias serão adotadas. “O Programa Assembleia Sustentável está dentro do contexto considerado como projetos prioritários da atual gestão da AL, uma vez que terá destaque na construção do Planejamento Estratégico da Casa. Podemos destacar cinco projetos que compõe o escopo do referido programa: Gestão de Resíduos Sólidos, Eficiência Energética, Eficiência Hídrica, Projeto Agentes Ambientais e Desperdício Zero”, adianta a orientadora.

Dentre as novidades, está o projeto Desperdício Zero, que visa realizar ações de conscientização ambiental e redução de forma significativa de desperdício nas dependências da Assembleia Legislativa. “Dentro das ações previstas tem-se como exemplos, a substituição de copos plásticos por copos de silicone retrátil para os servidores e copo de papel para os visitantes, possibilitando a redução de custos para aquisição dos copos plásticos, bem como que se possa colaborar com a redução da quantidade de resíduos destinados aos aterros sanitários”, destaca Conceição Machado.

Na área da Eficiência Hídrica, o projeto “Água de Beber”, que tem como objetivo oferecer água com melhor qualidade aos servidores e está em execução no anexo II será ampliado para o anexo III. A Célula da Agenda Ambiental planeja ainda instalar uma “Estação de Tratamento de Águas Cinzas” (ETEAC). O processo tem por finalidade a captação de água não potável (água cinza), seu tratamento para reúso em irrigação de jardins e lavagens de pisos resultando na economia do consumo de água potável para fins não potáveis.

Outras ações de grande importância são a instalação de painéis solares com o intuito de favorecer o real alcance da eficiência energética na Assembleia e o projeto “Agentes Ambientais”, que destinará a coleta dos resíduos da Casa às associações de catadores.

A orientadora da Célula da A3P afirma que as ações serão desenvolvidas pela Célula da Agenda Ambiental e compõem parte do núcleo de Responsabilidade Social, com reuniões que estão sendo realizadas. Para o desenvolvimento dos projetos, estão sendo realizadas reuniões com o Conselho de Gestão Estratégica (COGE), a Coordenadoria do Desenvolvimento Institucional da Assembleia (CODINS) e a Fundação Dom Cabral (FDC), para o nivelamento do detalhamento dos projetos, bem como, a sua execução e avaliação.

“Sabemos que o desenvolvimento sustentável promove o uso consciente dos recursos naturais de forma a reduzir os impactos ambientais. No entanto, o alcance da sustentabilidade conta com a participação individual e coletiva para a criação de uma nova cultura institucional no setor público”, destaca Conceição Machado.

JB

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

WhatsApp: 85.99147.6829

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também