Dia dos Pais requer cuidados extras em época de pandemia
Por ALECE07/08/2020 14:19
Compartilhe esta notícia:

O Dia dos Pais, que será comemorado neste domingo (09/08), representa um desafio para as famílias devido ao período em que vivemos. A pandemia do Coronavírus possibilitou o aumento do convívio familiar. Se antes dela a correria era empecilho, agora com o formato de trabalho home office, pais e filhos têm o tempo como aliado desfrutando da companhia um do outro 24 horas por dia.
Diante desse momento, é preciso se reinventar e curtiro lazer dentre de casa para evitar a contaminação da Covid-19. Ver um filme, fazer um piquenique na varanda ou preparar um almoço especial são ótimas opções para comemorar o Dia dos Pais neste ano.
O médico Célio Vidal, cardiologista do Departamento de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa do Ceará (DSAS), afirma que atualmente o melhor presente que podemos ofertar aos nossos pais é a proteção contra a Covid-19. Confira as dicas sobre o assunto no vídeo produzido pelo Núcleo de Comunicação Interna da Assembleia e DSAS, com o apoio da TV Assembleia.
Cuidados necessários
"Devemos tomar todos os cuidados preventivos para não infectar nossos pais que fazem parte do grupo de risco. Quem teve Covid deve evitar contato se estiver nos últimos 14 dias da doença e quem precisou ser internado deve adiar a visita. Apesar do distanciamento, não deixe de manter contato. Fale com frequência, esteja presente. Não faça desse isolamento social um isolamento afetivo e emocional", aconselha o médico.
Mesmo com o avanço do plano de retomada econômica no Ceará, permitindo a abertura de shoppings e restaurantes, o cardiologista reforça que as medidas de prevenção devem continuar, pois são as principais formas de combater a infecção pelo Coronavírus. Quem vai comemorar o Dia dos Pais fora de casa deve redobrar os cuidados.
"É uma doença nova. Não existe nenhum tratamento para essa patologia, o melhor remédio é a prevenção. Vamos continuar usando máscaras, mantendo o distanciamento social, lavando as mãos com água e sabão e usando o álcool em gel", destaca o médico do DSAS.
JB, com Assessoria de Imprensa do DSAS
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Fone: 85.3257.3032
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
WhatsApp: 85.99147.6829
Videos
Veja também

Arboviroses: combate ao Aedes aegypti deve ser reforçado no período chuvoso
Com o início do período de chuvas no Ceará, aumenta o risco de proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Apesar do cenário n...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna com assessoria da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa)
Vacinação evita infecções em crianças com doenças crônicas no início do ano letivo, aponta Sesa
O início do período letivo, a partir da segunda quinzena de janeiro, pode representar tradicionalmente um aumento no número de infecções respiratórias...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações da Sesa
Fevereiro Roxo traz alerta sobre prevenção
A campanha Fevereiro Roxo, criada em 2014, promove a conscientização sobre doenças crônicas e neurodegenerativas e promove a reflexão sobre a importân...
Autor: Paulo Veras, com assessoria de imprensa do DSAS