Dia do Livro é comemorado nesta terça-feira (23/04); conheça iniciativas da AL-CE que estimulam a leitura
Por ALECE23/04/2019 19:02
Compartilhe esta notícia:
O Dia Mundial do Livro é comemorado nesta terça-feira, dia 23 de abril. A Assembleia Legislativa do Ceará dispõe de um espaço que estimula a leitura entre os servidores e toda a comunidade. Saiba mais sobre este espaço e as iniciativas que o Poder Legislativo desenvolve para consolidar o hábito da leitura nos servidores e servidoras da Casa.
De portas abertas há 18 anos, a Biblioteca César Cals de Oliveira possui uma rica coleção de cerca de dez mil obras raras que contribui para a preservação de mais de um século de memória do Parlamento Cearense. O espaço fica localizado no quarto andar do Edifício José Euclides Ferreira Gomes (anexo II).
O acervo diversificado é um convite para conhecer autores nacionais, internacionais e voltar ao tempo ao reviver obras clássicas da literatura. A meta é renovar o acervo neste ano. Para isso, uma consulta deve ser realizada nos setores da Assembleia para saber quais obras e temas interessam os servidores.
Clube de Leitura
Rômulo Nântua, servidor da Biblioteca, historiador e licenciado em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é um grande incentivador da leitura. O hábito adquirido em casa, ganhou novos ares em 2017, com o Clube da Leitura "A Folha do Livro". Mensalmente a iniciativa traz a discussão alguma obra do acervo da biblioteca.''É um momento importante para reflexão, que contribui para divulgar o espaço e fazer com que as pessoas adquiriram o costume de ler. O grupo é pequeno e está aberto para receber novos integrantes'', destaca.
Na próxima terça-feira,(30/04), às 15h30min, o Clube de Leitura realiza mais um encontro. O destaque desta edição é a obra "Felicidade", de Hermann Hesse, um dos mais importantes autores alemães do século XX. "É um livro que poucas pessoas conhecem. Precisamos refletir sobre isso. Vivemos numa sociedade em que o ter é melhor que o ser e por isso precisamos entender o real sentido da felicidade'', revela.
Rômulo Nântua também é o idealizador do projeto "Autores da Vez", voltado para a apreciação e discussão literária. A mente inquieta está sempre em busca de inovação para a Assembleia Legislativa. A ideia é trazer novos projetos para a Biblioteca como o café literário e a exibição de filmes para abordar assuntos relevantes para o servidor.
Outra iniciativa voltada para a leitura é a "Estante Assalce - Ler Cuidando do Ser com Biblioterapia", idealizado pela filósofa Jacqueline Assunção (da Universidade Estadual do Ceará - Uece). Os encontros são realizados alternadamente na sede da Associação dos Servidores da Assembleia (Assalce) e na Biblioteca da Assembleia, das 11 horas às 13 horas, com participação aberta ao público externo.
Serviço:
A Biblioteca César Cals de Oliveira também oferta ao público espaços para estudo em grupo e individual, computadores com acesso à Internet, espaço informatizado para a recepção e atendimento ao usuários, acervo de livros e guarda-volumes com chaves individuais. Ao longo de 2018, mais de 3.000 visitantes puderem conhecer e desfrutar do espaço que funciona de segunda à sexta, das 8 horas às 17 horas no Edifício José Euclides Ferreira Gomes, anexo II da Assembleia Legislativa do Ceará. Mais informações pelo telefone 85.3277.2696.
Veja também
Biblioteca da Alece divulga balanço de trabalhos e pesquisas do 1º semestre de 2024
A Biblioteca César Cals de Oliveira, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), apresentou o relatório dos trabalhos realizados e dos servi...
Autor: Júlio Sonsol, com assessoria da Biblioteca César Cals de Oliveira