Coordenadoria de Comunicação Social

Dia do Jornalista é celebrado nesta quarta-feira (07/04); data marca 15 anos da TV Assembleia

Por ALECE
07/04/2021 11:52

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Dia do Jornalista foi instituído em 1908, pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) Dia do Jornalista foi instituído em 1908, pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI) - Arte: Bruna Bringel/ Núcleo de Comunicação Interna da AL

O Dia do Jornalista é comemorado nesta quarta-feira (07/04), em homenagem aos profissionais que têm o compromisso de levar informação à sociedade com transparência, ética e imparcialidade. A data instituída em 1931, por decisão da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), faz referência ao médico e jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró, um dos principais oposicionistas de Dom Pedro I, que foi morto a tiros por inimigos políticos em São Paulo, no dia 7 de abril de 1830, durante uma passeata de estudantes em comemoração aos ideais libertários da Revolução Francesa.

Líbero Badaró foi o criador do Observatório Constitucional, jornal independente que focava em temas políticos até então censurados ou encobertos pelo monarca e defensor da liberdade de imprensa, tendo dito instantes antes de sua morte: “Morre um liberal, mas não morre a liberdade”.

A data de 7 de abril, devido ao seu contexto histórico, também marca a criação da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) em 1908, cujo objetivo primordial é representar e assegurar aos jornalistas seus direitos, bem como legitimar sua profissão.

A Coordenadoria de Comunicação Social da Assembleia Legislativa tem o comando do jornalista Daniel Sampaio. Os profissionais que atuam nos veículos de comunicação do Poder Legislativo têm a missão de apurar e informar a população, dando visibilidade aos trabalhos do Poder Legislativo.

O coordenador de Comunicação Social da AL destaca a importância da data. “Em tempos de desinformação e de pandemia, os jornalistas ganham uma importância cada vez maior na sociedade. Diante dessa responsabilidade crescente, temos de estar mais atentos à qualidade da apuração e compromissados de forma inequívoca com a ética para dar respostas efetivas e à altura das necessidades contemporâneas”, destaca Daniel Sampaio.

O gestor destaca ainda a qualidade dos profissionais que atuam na Casa. “Tenho o privilégio de trabalhar na Assembleia Legislativa com colegas de profissão empenhados em levar informações de qualidade para a sociedade cearense, fortalecendo dia a dia o Parlamento e, consequentemente, a nossa democracia”, pontua.

Trajetória da TV Assembleia

Para o Poder Legislativo, o dia 7 de abril, também tem um significado especial: há 15 anos, em 7 de abril de 2006, a TV Assembleia passou a funcionar. O veículo de aproximação e interlocução entre o Poder Legislativo e a sociedade integra a Coordenadoria de Comunicação Social da Casa, transmitindo aos telespectadores uma programação diversificada, por meio do canal 31. 1.Além da célula de telejornalismo e reportagem, que leva informação sobre o dia a dia da Casa e o trabalho dos deputados estaduais, conteúdos de arte, cultura e documentários, por meio de suas respectivas células, têm ganhado notoriedade e reconhecimento.

Criado em julho de 2006, por ocasião da instalação da TV Assembleia, o trabalho do Núcleo de Documentários conquistou, por meio de seus diversos produtos - como os programas Perfis, Repórter Assembleia e documentários especiais -, prêmios e o reconhecimento de instituições culturais para trabalhos que visam preservar a história e a memória do Ceará. Sob coordenação da jornalista Ângela Gurgel, uma produção de destaque foi o especial “Máquina de um Tempo”, que participou da Primeira Mostra Nacional das Televisões Legislativas e ficou entre os três melhores documentários produzidos entre os anos 2015 e 2016.

Outras produções deram visibilidade à TV Assembleia, dentre elas, o programa "Aldeia do Saber" exibido em 2017, durante o Festival de Documentários “Brésil En Mouvements”, que também participou do 8º Festival Cine Kurumim, durante a Mostra Nordeste, em Salvador (BA), sendo o único representante do Ceará.

Em 2021, ano em que comemora 15 anos de fundação, a TV Assembleia conta com um novo gestor: o jornalista e cientista político Arnaldo Santos, que tem como uma de suas metas, a ampliação da interiorização do sinal da emissora. A jornalista Suely Frota é a chefe de reportagem da emissora desde a sua fundação. Atualmente, o sinal da emissora está restrito à Região Metropolitana de Fortaleza, bem como às regiões Norte, em Sobral, e Sul, em Juazeiro do Norte. O objetivo da gestão é o de levar o sinal às 14 macrorregiões do Estado. Em 2020, a TV Assembleia venceu o Prêmio Gandhi de Comunicação, com a primeira e segunda colocações.

Veículos

A Agência de Notícias, que tem como editora-chefe a jornalista Clara Guimarães, contribui com a transparência da atividade parlamentar e a difusão dos trabalhos da Casa. Em meio à pandemia da Covid-19, o trabalho tornou-se essencial no sentido de tornar públicas as ações que a Assembleia Legislativa tem aprovado no sentido de minimizar os impactos do Coronavírus no Estado.

A Rádio FM Assembleia 96,7 tem como finalidade transmitir as atividades do Poder Legislativo e forte compromisso com a difusão da cultura local e nacional. O gerente geral da emissora é o jornalista Rafael Luís. A emissora é vencedora, na categoria radiojornalismo, do Prêmio Gandhi de Comunicação dos anos de 2009, 2014, 2015, 2017 e 2018.

O Núcleo de Mídias Digitais, sob chefia de Rafael Alves, oferta acesso rápido e facilitado à informações sobre as atividades do Legislativo Cearense, permitindo interação e conectividade inerente às novas mídias, sendo um constante canal de diálogo com  a população de nosso Estado, por meio dos das mídias digitais oficiais instagram.com/assembleiace, facebook.com/AssembleiaCE,   twitter.com/assembleia_ce e  WhatsApp (85) 99611-8954.

Já o Núcleo de Comunicação Interna, sob o comando o jornalista Salomão de Castro, atua desde 2018 – portanto, há três anos –, no sentido de manter os servidores informados sobre as atividades da Casa e o desempenho dos diversos setores que a compõem, sendo fonte fiel de informação para evitar ruídos de comunicação. O setor mantém atualizado o Portal do Servidor da Casa (https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/). Em 2019, o Núcleo venceu o Prêmio Gandhi de Comunicação, na categoria Comunicação Interna. Para receber informações diretamente do Núcleo de Comunicação Interna, os servidores devem salvar o número 85.99147.6829 em seus telefones e enviar uma mensagem.

A Comunicação da Assembleia também dispõe da revista Plenário, publicada trimestralmente, e do jornal mensal AL Notícias.

JB/SC, com informações da Agência de Notícias da AL

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

WhatsApp: 85.99147.6829

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

 

 

 

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