Departamento de Saúde e Assistencia Social

Dia do Fonoaudiólogo é celebrado nesta sexta-feira (09/12)

Por ALECE
09/12/2022 11:03

Compartilhe esta notícia:

Fonoaudiologia se estende para  atuação educacional, do trabalho, da reabilitação de pacientes Fonoaudiologia se estende para atuação educacional, do trabalho, da reabilitação de pacientes - Ilustração: Publicidade da Alece

O Dia do Fonoaudiólogo é celebrado nesta sexta-feira (09/12). A data foi escolhida em referência ao Decreto de Lei nº 6.965, de 9 de dezembro de 1981, que regulamenta a profissão dentro da área da Fonoaudiologia no Brasil. Seu objetivo é prestar homenagem aos profissionais que cuidam, estudam e previnem doenças e distúrbios da fala e audição.

O fonoaudiólogo possui diversos âmbitos de atuação. Ele auxilia, por exemplo, no aprendizado da linguagem de pacientes com dificuldades e atraso na assimilação das palavras e formação de frases. Além disso, corrige problemas de audição, congênitos ou adquiridos, que afetam a comunicação.

A orientadora da Célula de Fonoaudiologia do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, Socorro Timbó, afirma que o curso de Fonoaudiologia possui duas vertentes: a da saúde e a da educação. "É um curso que trabalha com a reabilitação e avaliação de patologias relacionadas à comunicação, que abrange a voz, a fala, a audição, a linguagem e a motricidade oral”, afirma.

Atualmente, a Fonoaudiologia se estende para a atuação educacional, do trabalho, da reabilitação de pacientes, sendo, portanto, um curso muito abrangente, explica.

A profissional acrescenta que a maioria dos casos tratados pela fonoaudiologia rotineiramente são relacionados às pregas vocais. "Principalmente quem trabalha muito com a comunicação oral deve cuidar da voz. Não precisa ser um cuidado exagerado. O simples ato de beber água ajuda muito pois hidrata as pregas vocais e previne o pigarro, impedindo inclusive o desenvolvimento da disfonia, nódulos ou pólipos", assevera.

O diretor do DSAS, Luis Edson Sales, pontua que a intervenção desse profissional vem a ser útil em todas as fases da vida humana. "Ele tem o poder de remediar o centro da interação entre as pessoas, que é a qualidade da comunicação. Se a comunicação não é satisfatória, aquilo que se diz não é o que se pretende dizer para uma das partes. Cuidar desse processo é cuidar dos tijolos de construção do bem-estar social", afirma.

O diretor ainda parabeniza a atuação da Célula da Fonoaudiologia do DSAS pelo comprometimento no serviço prestado.

Confira abaixo da matéria vídeo em que a orientadora da Célula de Fonoaudiologia do DSAS, Socorro Timbó, trata da data.

Da Assessoria de Imprensa do DSAS, com Núcleo de Comunicação Interna da Alece

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

WhatsApp: 85.99717.1801

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

Videos

Veja também