DGP da Alece orienta servidores sobre segunda parcela do 13º salário
Por Paulo Veras e Julyana Brasileiro, com Virgínia Bastos (Assessoria de Comunicação e Marketing da Assalce)30/11/2023 15:41 | Atualizado há 11 meses
Compartilhe esta notícia:
Após o anúncio, feito nesta quarta-feira (29/11), pelo governador Elmano de Freitas (PT), da antecipação da segunda parcela do 13º salário para os servidores estaduais, a diretora do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Elenice Ferreira Lima, aborda a importância da decisão do Poder Executivo estadual para o planejamento financeiro dos servidores e de suas famílias. A segunda parcela será paga no dia 15 de dezembro.
A diretora do DGP pontua que neste ano a antecipação superou a dada em 2022. “No ano passado, esta parcela foi paga no dia 20 de dezembro. Neste ano o governador antecipou mais cinco dias”, enfatiza. Elenice defende que os servidores procurem utilizar os recursos do 13º para resolver possíveis pendências financeiras. “Aqueles que tiverem algum compromisso onde existam juros podem aproveitar este recurso para quitar a dívida e economizar”, sugere.
Segundo a diretora, para aqueles que estejam com a vida financeira totalmente equilibrada, a indicação é de que possam dividir os recursos, realizando algum desejo de consumo com uma parte e poupando outra para possíveis imprevistos.
Elenice chama atenção para os valores a serem recebidos e que eles não são iguais aos da primeira parcela, paga em junho. “Na primeira parcela o servidor recebe 50% de seu salário de forma líquida e integral. Já sobre segunda, incidem os descontos previstos em lei”, acentua.
Impacto na economia
O presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PDT), destaca que a antecipação trará tranquilidade para os servidores aproveitarem o período de Natal. “No próximo dia 15 de dezembro, estaremos pagando a segunda parcela do 13º, fazendo com que todos os servidores da Assembleia possam ter um final de ano mais tranquilo e em paz com seus familiares”, afirma.
O presidente da Associação dos Servidores da Alece (Assalce), Luis Edson Sales, comemora o anúncio da antecipação do 13º salário. “Esse benefício incrementa a nossa economia e vem em momento oportuno para famílias de servidores públicos, que terão esses recursos para arcar e desfrutar Natal e período de final de ano. Destaco todo o trabalho e empenho do nosso governador Elmano de Freitas, que viabilizou, com toda sua equipe governamental, esse benefício para essa data do mês”, frisa.
Saiba mais
Com a decisão do Governo do Estado, 180 mil servidores estaduais, entre ativos, inativos e pensionistas, receberão, no dia 15 de dezembro, a segunda parcela. O montante de recursos do 13º salário, aliado aos valores das folhas de novembro e dezembro, pagas no início e no fim do último mês do ano, injetarão na economia do Estado cerca de R$ 2,5 bilhões.
Conteúdo digital: Leonardo Coutinho
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Veja também
Alece suspende expediente para preparação de zonas eleitorais
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio de portaria assinada pelo primeiro secretário da Mesa Diretora, deputado Danniel Oliveir...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias da AleceWorkshops trazem orientações para equipe do Projeto Realizar
O Programa de Reflexão sobre o Amanhã (Prosa), coordenado pelo Departamento de Gestão de Pessoas (DGP) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (A...
Autor: Júlio Sonsol e Julyana Brasileiro