Designer do Inesp participa de elaboração de edital do Governo do Estado
Por ALECE21/02/2022 16:46
Compartilhe esta notícia:
A Assembleia Legislativa do Ceará participou da elaboração do primeiro edital do Governo Estado com aplicação de linguagem simples, direito visual e design editorial. Com uma estrutura textual dinâmica, dividida em temas e com o uso de cores e elementos que facilitam a identidade dos capítulos do documento, o novo modelo é acessível e inclusivo contribuindo para democratizar o acesso aos direitos culturais.
O modelo pioneiro, construído a várias mãos, contou com a participação do analista legislativo e designer gráfico lotado no Instituto de Estudos e Pesquisas Sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp) , Valdo Costa.
O servidor da Alece, integrou a equipe da Associação Ceará Design,parceira técnica do trabalho que possibilitou a aplicação das técnicas de linguagem simples, direito visual e design editorial ao corpo do Edital.
''Esse é o primeiro edital a nível nacional desenvolvido com base nos princípios da linguagem simples, do direito visual e do designer editorial. Participei do processo de desenvolvimento do projeto gráfico (escolha de tipografia, fontes, espaçamentos, definição de recuo) e sugerimos uma solução inovadora: um menu lateral que facilita o acesso das pessoas as seções. Diferente dos demais editais, esse é inovador porque tem uma linguagem simplificada, ao contrário da maioria dos documentos técnicos e jurídicos", destacou.
Valdo Costa espera que com a nova estrutura do edital inclusiva as pessoas consigam inscrever seus projetos e entender o próprio edital. ''Existia uma dificuldade nos editais anteriores em relação a compreensão e esse novo modelo com linguagem simples vai evitar o problema. Minha participação nesse projeto teve o intuito também de trazer essa tecnologia para os documentos da Casa e aplicá-los na Assembleia Legislativa'', afirmou.
Construção coletiva
O Edital Ceará da Cidadania e Diversidade Cultural é resultado da cooperação entre o Íris - Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará e a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE), com a parceria técnica da Associação Ceará Design.
Com seleção de projetos em todo o Ceará, o edital é dividido em quatro eixos: Cultura LGBTQIA+; Territórios Artísticos e Criativos de Periferias do Ceará; Museus Comunitários: Memória, Patrimônio e Museologia Social; e Bibliotecas Comunitárias e Populares do Ceará.
Para a secretária executiva da Cultura do Estado do Ceará, Luisa Cela o lançamento do Edital Ceará da Cidadania e Diversidade Cultural avança na perspectiva do fortalecimento das políticas afirmativas no âmbito das políticas públicas de cultura no Estado do Ceará. ''Ele é fruto de uma parceria parceria entre a Secult-CE e o Laboratório ÍRIS, com o apoio técnico da Associação Ceará Design, que possibilitou a aplicação das técnicas de linguagem simples, direito visual e design editorial ao corpo do Edital, nos presenteando com um novo modelo de Edital capaz de comunicar de forma mais clara, de fácil compreensão, o que nos possibilitará comunicar e dialogar com públicos diversos”, destaca.
A coordenadora-geral do ÍRIS, Jessika Moreira, ressalta que o resultado é fruto da atuação em cooperação. “Temos agora uma estrutura de edital mais acessível e inclusiva, que dá mais chance das pessoas participarem. Isso reflete o comprometimento da gestão e das equipes do Governo do Estado com a população”.
Allysson dos Reis, presidente da Associação Ceará Design, instituição que conduziu o trabalho visual do edital, diz que a instituição busca um design capaz de gerar impacto positivo e transformar a vida das pessoas. “Na medida que facilitamos o acesso à informação, criamos um valor incalculável para o nosso público. Além de tratar de maneira mais adequada e empática as relações entre governo e cidadão. Estamos em uma era onde a clareza é um dos ativos mais importantes em nossas relações, sejam elas pessoais ou institucionais. E a combinação entre a Linguagem Simples, o Direito Visual e o Design entregam isso'', afirmou.
Saiba mais
O edital e seus anexos estão disponíveis no site de editais da Secult Ceará: http://editais.cultura.ce.gov.br/. As inscrições seguem abertas até 16 de março de 2022 e devem ser realizadas de forma on-line, gratuitamente.
JB, com informações do Governo do Estado
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99717.1801
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também
Eleições 2024: confira opções de transporte público para chegar à Alece
Os eleitores que têm sua seção eleitoral sediada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) contam com variadas opções de transporte público...
Autor: Agência de Notícias, com Comunicação InternaAtualização do e-Título disponível para quem vai votar com o aplicativo
Lançado em 2017, o aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, é uma das facilidades que a Justiça Eleitoral proporciona à eleitora e ao eleitor brasil...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações do TSEAlece recebe cerca de 4 mil eleitores no 1º turno das eleições 2024
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) é um dos 6.713 locais de votação no Ceará aptos para receber os cidadãos e cidadãs nas eleições mu...
Autor: Agência de Notícias da Alece, com Comunicação Interna