Coordenadoria de Comunicação Social

Deputados apontam desafios de Fortaleza em seu aniversário de 294 anos

Por ALECE
13/04/2020 19:34 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Deputados estaduais apontam perspectivas para Fortaleza Deputados estaduais apontam perspectivas para Fortaleza - Foto: Marcos Moura

Nos 294 anos do município de Fortaleza, celebrados nesta segunda-feira (13/04), parlamentares da Assembleia Legislativa do Ceará apontam os principais desafios que se apresentam para a capital cearense diante do contexto atual.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Sarto (PDT), parabenizou Fortaleza e classificou a cidade como “acolhedora, cheia de histórias, riquezas naturais” e de povo “gentil e alegre”.  O parlamentar também lembrou sobre a importância de seguir as orientações das autoridades sanitárias durante o período de pandemia do novo coronavírus.

Conforme o deputado, as instruções têm o intuito de preservar as vidas dos fortalezenses. “Sei que hoje em comemorar seu dia, deveríamos estar nos espaços públicos, nas praias, nas praças, mas, lamentavelmente, temos de fazer o sacrifício para preservar a saúde e a vida de todos os seus filhos e filhas”, aconselha. José Sarto reforça que toda a população fique em casa em isolamento social. “Fortaleza receba o nosso carinho, o nosso abraço. Talvez, o maior presente que seus filhos e filhas vão lhe dar é exatamente ficar em casa para que em breve possamos celebrar juntos mais um aniversário da nossa querida cidade”, salientou.

O primeiro secretário da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), avalia que Fortaleza é uma cidade repleta de belezas e de contrastes sociais. Na percepção dele, o projeto da atual gestão municipal, liderada pelo prefeito Roberto Cláudio (PDT), avançou na redução das desigualdades sociais. “Registramos avanços por meio de políticas públicas voltadas para o esporte, a saúde, a educação e a mobilidade urbana. Ainda temos muito a avançar, mas a sensação é de que estamos seguindo pelo caminho certo”, considera o parlamentar.

Ele também defende a importância do isolamento social dos fortalezenses neste momento de pandemia do Covid-19. “Precisamos reforçar a importância do isolamento social para que a Capital cearense tenha novamente o seu alegre, trabalhador e hospitaleiro povo de volta às ruas o quanto antes”, complementa.

Para o deputado Heitor Férrer (SD), a cidade de Fortaleza sempre enfrentou muitos desafios para poder alçar um patamar de justiça e equilíbrio social. Mas diante da pandemia do Covid-19, o deputado ressalta que a Capital cearense tem que lidar com uma das maiores batalhas da sua história.

“A pandemia da Covid-19 veio expor, da maneira mais cruel, as fragilidades e mazelas da nossa terra. A crise traz à superfície o resultado de anos e anos de políticas públicas que não priorizaram a vida do cidadão fortalezense”, assinala Heitor. Ainda segundo ele, são “anos e anos de omissão da nossa sociedade na hora de escolher e de cobrar dos gestores públicos o que realmente importa para a coletividade e para sua felicidade”.

De acordo com o deputado, os desafios que se apresentam na saúde, na economia e na vida de cada fortalezense só serão superados com o despertar de uma consciência coletiva. Ele pontua ainda a necessidade de se perceber a importância da participação ativa de cada homem público e cidadão comum no dia a dia da cidade. “É certo que Fortaleza e o nosso povo jamais serão os mesmos. Urge neste momento a necessidade de nos repensarmos e nos reinventarmos enquanto sociedade para que saiamos disso tudo mais fortes, mais unidos e mais conscientes para enfrentar tantas outras lutas que ainda hão de vir”, salienta Heitor.

O deputado Fernando Hugo (PP) frisa que Fortaleza completa 294 anos como uma das maiores metrópoles do País, algo que, segundo ele, evidencia o progresso consorciado ao desenvolvimento. O parlamentar chama atenção, entretanto, para o grande desnivelamento social que a sociedade fortalezense vive, em “um cenário onde vemos moradores de rua de um lado, e fartura e luxo de outro, dentro de uma mesma cidade”.

Segundo ele, as desigualdades sociais são marcantes na Capital cearense, algo que se apresenta como o maior desafio a ser enfrentado pelos gestores. “O que podemos fazer nesse momento é dar as mãos para que o momento de pandemia passe, e possamos voltar a colaborar para o crescimento e desenvolvimento dessa cidade que é bela e acolhedora”, reforça.

O deputado Carlos Felipe (PCdoB) também opina que Fortaleza enfrenta grandes desafios em seu aniversário, avaliando a desigualdade social como o maior deles para os atuais e futuros gestores de Fortaleza. Ele destaca ainda que a cidade se desenvolveu muito no que diz respeito à infraestrutura e mobilidade urbana, principalmente nos bairros nobres, e que a grande tarefa é proporcionar esse mesmo tipo de desenvolvimento para os bairros de periferia.

O deputado também cobra a necessidade de investimentos em habitabilidade nesses bairros, assim como uma valorização maior na área da saúde e seus profissionais. O HUB Aéreo de Fortaleza e o Porto do Pecém, conforme observou, são pontos estratégicos para o desenvolvimento econômico do Estado, “e esperávamos que houvesse uma melhoria nas receitas a partir deles, mas de repente a pandemia do Covid-19 mudou tudo”.

“O que é necessário agora é uma valorização da saúde e uma maior atenção às periferias. O coronavírus está aí nos mostrando a necessidade de um maior cuidado com essas camadas da sociedade, assim como de uma saúde de qualidade”, defende Carlos Felipe.

O deputado Renato Roseno (Psol) lamenta o fato de Fortaleza ser uma cidade gigantesca e de grande beleza paisagística, mas de profunda desigualdade e injustiça social e espacial. Segundo ele, a cidade conta com 2,5 milhões de habitantes, dos quais um milhão vive em assentamentos precários, sendo nestas condições que enfrentam o momento de pandemia.

Nas comemorações dos 294 anos de fundação, o parlamentar reflete sobre a necessidade de uma cidade mais inclusiva. “O que se necessita neste momento é de moradia de qualidade, justiça territorial, acesso à terra, acesso às áreas verdes, em suma, uma cidade inclusiva, para todos, e não só para as elites”, endossa.

O deputado Walter Cavalcante (MDB) celebra a passagem do aniversário de Fortaleza, elogiando o seu povo. “O povo fortalezense é guerreiro e acolhedor, e desejo que possamos unir forças para superar esse momento tão difícil para todos”, comenta.

(Da Agência de Notícias da AL)

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Whatsapp: 85.99147.6829

Veja também