Notícia

Declaração pré-preenchida do Imposto de Renda traz facilidade para o servidor contribuinte

Por Julyana Brasileiro
11/04/2025 11:53 | Atualizado há 2 semanas

Compartilhe esta notícia:

Foto notícia - Arte: Núcleo de Publicidade da Alece

O prazo para declaração do Imposto de Renda vai até o dia 30 de maio e, para aqueles que precisam realizar a declaração, a modalidade pré-preenchida facilita a vida dos contribuintes e agiliza o recebimento da restituição do IR.

O modelo carrega automaticamente todas as informações que constam na base de dados da Receita Federal e que são necessárias para a prestação de contas no ajuste anual. 

Quem adota o modelo pré-preenchido tem prioridade no recebimento da restituição do IR, assim como quem opta pela restituição via Pix. O formato está disponível para quem tem a conta gov.br nos níveis prata ou ouro. 

Para pertencer a uma dessas categorias, basta, por exemplo, ter conta em banco, CNH ou título de eleitor com identificação facial. Não esqueça de  fazer uma revisão total na declaração antes de enviá-la para evitar  possíveis erros e contestar informações incorretas.

O calendário de liberação das restituições inicia com o 1º lote no dia 30 de maio com o seguinte cronograma: 2º lote - 30 de junho; 3º lote - 31 de julho; 4º lote: 29 de agosto e 5º e último lote: 30 de setembro.

Passo a passo 

O primeiro passo para a entrega do imposto de renda é separar os documentos necessários, a exemplo da declaração de rendimentos. Os servidores da Alece  acessam o documento  no Portal do Servidor efetuando  o login com sua senha. Em seguida, basta clicar na aba “Servidor” e no item “Declaração de Rendimentos”.

Com os documento em mãos, o contribuinte pode optar pela modalidade de declaração pré-preenchida que pode ser feita por computador, aplicativo ou por meio do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC).

A declaração pré-preenchida do IRPF 2025 (Imposto de Renda Pessoa Física), ano-calendário 2024, está disponível desde o dia 1º de abril.

Quem prefere  fazer o procedimento no computador, deve baixar o programa do IR 2025 fazer login na conta gov.br. Em seguida, é só abrir uma declaração na aba “Nova” e selecionar “Iniciar declaração a partir da pré-preenchida”.

No celular, o passo a passo é o mesmo. Instalar  o aplicativo do Imposto de Renda 2025 disponível para dispositivos iOS e Android , acessar  com sua conta gov.br, selecionar  o ano de exercício desejado, clicar  no botão “Preencher Declaração e selecionar  a opção “Pré-preenchida”.

Para preencher sua declaração de Imposto de Renda de forma digital pelo e-CAC, basta acesse sua conta gov.br no  e-CAC.

 Quem deve declarar

Os contribuintes que receberam mais de R$ 33.888 em rendimentos tributáveis em 2024 são obrigados a fazer a declaração do imposto de renda. Quem recebeu até dois salários mínimos por mês em 2024 está isento da declaração, caso não esteja incluído em outras modalidades obrigatórias.

O prazo de entrega da declaração começou no dia 17 de março e vai até o dia 30 de maio.Quem atrasar o envio estará sujeito a multa que varia de R$ 165,74 até 20% do imposto devido. 

A expectativa da Receita Federal é de que 46,2 milhões de declarações sejam feitas até o final do prazo. 

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também