Departamento de Gestão de Pessoas

Declaração de rendimentos para IR 2023 já está disponível no Portal do Servidor

Por Paulo Veras, com informações do site www.gov.br/receitafederal
28/02/2023 11:49 | Atualizado há 2 anos

Compartilhe esta notícia:

Programa para fazer a declaração será liberado pela Receita Federal no dia 15 de março Programa para fazer a declaração será liberado pela Receita Federal no dia 15 de março - Divulgação

O Departamento de Gestão de Pessoas da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (DGP) colocou à disposição dos servidores, nesta terça-feira (28/02), a declaração de rendimentos de 2022. O documento é necessário para a declaração do Imposto de Renda de 2023.

A diretora da DGP, Elenice Ferreira Lima, chama atenção para o prazo final de entrega da declaração do Imposto de Renda (31 de maio). Ela ressalta ser importante que os servidores providenciem todos os documentos necessários para não perder o prazo, pois isso acarreta em multa. Elenice lembra que o programa para fazer a declaração será liberado pela Receita Federal no dia 15 de março.

Para aqueles que têm interesse em apressar a restituição, a diretora destaca que quem tiver imposto a restituir e optar por receber os valores por Pix vai entrar na lista de prioridades da Receita Federal este ano. A mesma regra vale para quem, em 2023, optar pela declaração pré-preenchida do IR, acrescenta Elenice.

Como acessar a declaração de rendimentos

O servidor deve acessar o Portal do Servidor https://tinyurl.com/ynryabbt e inserir login e senha. Após se logar selecionar com o mouse, no alto da página, o link Servidor, selecionar DGP - Dec. de Rendimentos e clicar no botão Enviar. Em seguida, aparecerá uma página com informações sobre o comprovante de rendimentos e de retenção de imposto de renda na fonte.

IRPF 2023

A principal novidade para a declaração deste ano é que o contribuinte poderá utilizar a declaração pré-preenchida já na abertura do período de entrega do documento. O sistema da Receita trará automaticamente diversas informações que antes precisavam ser preenchidas uma a uma pelo declarante, que é responsável por confirmar, alterar, incluir ou excluir dados.

Prazos

Os contribuintes deverão entregar suas declarações para a Receita Federal a partir do dia 15 de março, com o prazo se estendendo até o dia 31 de maio. Devem declarar o Imposto de Renda em 2023 todos os cidadãos residentes no Brasil que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ R$ 28.559,70 em 2022.

Para aqueles que tiverem imposto a pagar, o cronograma de vencimento das cotas será o seguinte:  até 10 de maio para quem fizer opção pelo débito automático da 1ª cota ou cota única; até 31 de maio para aqueles que optarem pelo vencimento da 1ª cota ou cota única; e último dia útil de cada mês, até a 8ª cota em 28 de dezembro.

O calendário das restituições também já está definido. A devolução inicia com o primeiro lote sendo pago no dia 31 de maio. Os demais serão pagos em 30 de junho (segundo lote), 30 de julho (terceiro lote), 31 de agosto (quarto lote) e em 29 de setembro (quinto e último lote). Na época, o contribuinte poderá consultar sua restituição no site da Receita Federal e nos aplicativos oficiais da instituição. 

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

WhatsApp: 85.99717.1801

Veja também