Dança Sênior e Biblioterapia dão continuidade à Semana do Servidor
Por ALECE23/10/2019 17:14 | Atualizado há 1 ano
Compartilhe esta notícia:
A Semana do Servidor teve continuidade nesta quarta-feira (23/10), com atividades desenvolvidas pelo Grupo de Convivência, que integra o programa "Casulo - Bem Estar", da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce), coordenado pela terapeuta ocupacional Nathália Gomes, do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS); e pelo curso "Em Rodas de Biblioterapia", que faz parte do programa Entre Artes, também da Assalce, coordenado pela servidora Jacqueline Assunção.
O Grupo de Convivência desenvolveu, no hall de entrada do Plenário 13 de Maio, atividades de dança sênior e massagem quick com os participantes. Nathália Gomes explicou que o grupo desenvolve ações visando o bem estar dos participantes, dentre as quais a dança sênior, por meio de movimentos coordenados e ritmados. "Além da socialização e da integração, o grupo trabalha muito a parte funcional. São movimentos que requerem a coordenação motora, o ritmo e a memória, porque é necessário memorizar os passos para realizar a coreografia", acentuou a terapeuta.
A coordenadora destacou que o Grupo de Convivência é aberto para todos os aposentados da Assembleia Legislativa e também aos servidores da ativa próximos à aposentadoria, que "queiram se preparar para um envelhecimento bem sucedido". Ela lembrou que são realizadas diversas atividades, como dinâmica de grupo e oficinas que estimulem a parte cognitiva, memória, raciocínio lógico, atenção e concentração, "favorecendo também a parte funcional".
De acordo com Nathália Gomes, o grupo também realiza atividades que trabalham o corpo e os movimentos capazes de ajudar a fazer as tarefas diárias. "Assim, a pessoa se torna mais independente possível e por mais tempo, preservando a sua autonomia", afirmou. A terapeuta acentuou que o convívio social facilitado pelo grupo auxilia para o bem estar dos participantes.
Biblioterapia
A 44ª atividade do curso "Em Rodas de Biblioterapia", que compõe o programa Entre Artes: Arte de Viver, da Assalce, foi apresentada no auditório do Comitê de Imprensa da Casa, por sua criadora e coordenadora Jacqueline Assunção. Nesta edição, foi apresentada a colcha de retalhos, elaborada pela oficina de Moda, Costura, Custumização e Afins, conduzida pela servidora Verônica Barreto, por meio de atividade desenvolvida semanalmente na sede da Associação.
Em sua poética, Jacqueline assinalou que a oficina está chegando a uma nova fase, agora com a denominação de Oficina de Costura e Práticas Criativas. Ela observou que a colcha de retalhos é uma prática milenar, de origem desconhecida, mas que têm registros no antigo Egito. "São peças que também contam histórias", definiu. Ela também destacou o apoio do presidente da Assalce, Luís Edson Correia, que ofereceu todas as condições para o funcionamento do programa "Entre Artes".
Verônica Barreto lembrou que a oficina teve início em 27 de abril de 2018, por iniciativa de Jacqueline Assunção, que a convidou para a coordenação. "Eu falei que não era profissional, e que precisava de máquinas de costura, mas Jacqueline logo resolveu, pedindo que todas levassem as suas próprias máquinas e assim aconteceu", recordou. A cada novo encontro, os participantes confeccionam objetos em costura reta, como objetos decorativos e lixeiras para carro, entre outros. "Hoje, participantes que não conseguiam sequer fazer uma costura reta estão costurando roupas", frisou.
Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829
Veja também
"Em Rodas de Biblioterapia" pauta autocuidado feminino
Encerrando o mês que fortalece a campanha institucional Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, a Associação dos Servidores d...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Virgínia Bastos (Assessoria de Marketing e Comunicação da Assalce)