Curso “Em Rodas de Biblioterapia” apresenta balanço das atividades de 2020
Por ALECE17/12/2020 13:48
Compartilhe esta notícia:
Com o ano chegando ao seu final, a coordenadora e idealizadora do programa “Assalce Entre Artes”, Jacqueline Assunção, avalia como foi desenvolvido o curso “Em Rodas de Biblioterapia” ao longo de 2020, em meio à pandemia da Covid-19. Ela lembra que apenas uma atividade presencial chegou a ser realizada em benefício dos servidores da Assembleia Legislativa do Ceará, antes de eclodir o vírus em Fortaleza e todo o Estado. O programa e o curso integram as atividades promovidas pela Associação dos Servidores da Assembleia (Assalce).
"Iniciamos o ano fazendo uma roda de Biblioterapia, com a convidada Andrea Abreu, que trouxe a poética do livro ‘O Zen na Arte da Cerimônia das Flores’. Na oportunidade, foi também apresentado o Ikebana, que é o cerimonial”, recorda Jacqueline. “Foi lindo, como se fosse a despedida das atividades presenciais. Foi mostrada aos participantes esta cultura ancestral. Um verdadeiro presente de Deus a todos nós, que ainda não sabíamos o que iria acontecer”, pontua.
Segundo Jacqueline Assunção, esta foi a única atividade realizada coletivamente de forma presencial pela Biblioterapia, este ano. “Com o ano atípico que a gente viveu, todos tivemos de nos reinventar. A palavra virou clichê, mas é a que melhor se encaixa. Tivemos também de nos ressignificar, porque ficar parado em meio ao caos não resolvia”, entende.
Biblioterapia Virtual mobilizou servidores
A coordenadora acentua que o Núcleo de Comunicação Interna da Assembleia Legislativa e outros setores foram importante parceiros neste momento. "Ao todo foram apresentadas por mim nove lives por meio da Biblioterapia Virtual, com temas diversos. Também mostramos várias ações que são desenvolvidos pela Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa, como o projeto Casulo, a Oficina de Costura, a Oficina de Pintura, e tivemos ainda uma convidada internacional, Valquíria Imperiano, presidente da Fundação Cultive da Suiça", recorda.
A partir deste ano, a Biblioterapia da AL está participando de uma antologia, desenvolvida pela fundação suíça. "Valquíria conheceu a nossa atividade da Biblioterapia, no final de 2019, quando fomos convidados a participar deste trabalho, ao lado de outros servidores como Pio Barbosa, Fátima Abreu, Teresa Porto e Rosani Guerra", recorda.
A Biblioterapia, através de rodas de leitura e do curso que integra o projeto "Ler Cuidando do Ser", também dispõe de uma estante biblioterápica no acervo da Biblioteca César Cals, da Assembleia Legislativa. "Em 2020, não conseguimos, por causa da pandemia, fazer as nossas rodas presenciais. Mas com a parceria de todos que nos deram suporte, realizamos nove rodas de forma remota. "Temos muita gratidão por todo o trabalho desenvolvido sobre variados assuntos", afirma Jacqueline.
JS
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
WhatsApp: 85.99147.6829
Veja também
"Em Rodas de Biblioterapia" pauta autocuidado feminino
Encerrando o mês que fortalece a campanha institucional Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, a Associação dos Servidores d...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Virgínia Bastos (Assessoria de Marketing e Comunicação da Assalce)