UNIPACE - Escola Superior do Parlamento Cearense

Curso de Teoria Política tem início

Por ALECE
02/03/2020 20:03

Compartilhe esta notícia:

Curso prossegue até o dia 12 de março Curso prossegue até o dia 12 de março - Foto: Máximo Moura

A Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) iniciou, nesta segunda-feira (02/03), o curso de Teoria Política, ministrado pelo professor assistente da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e coordenador do Grupo de Estudos em Política Brasileira Contemporânea, Emanuel Freitas. As aulas tem por objetivo capacitar servidores participantes a uma reflexão de forma crítica sobre política como filosofia e como reflexão teórica, centrando-se nas discussões em torno do pensamento político clássico e o pensamento político moderno.

De acordo com professor Emanuel Freitas, o curso aborda desde os autores clássicos até os modernos, tratando a política como fenômeno de conhecimento. "Vamos partir da filosofia política, fazendo uma diferenciação entre a política como uma temática da filosofia, como objeto de estudo da teoria política e como ciência política, que surge no século XX. Depois dessa discussão inicial, a gente vai apresentar o que teria sido  fundamento da teoria política, iniciando pelo mundo antigo", explica o docente.

Os autores antigos a serem estudos serão os gregos Platão, Aristóteles e Políbio, e o romano Cícero. "Depois iremos tratar da herança dos gregos nos autores medievais, como Agostinho e Tomás de Aquino, chegando até a teoria política moderna", pontua. Conforme explica Emanuel Freitas, os autores da modernidade serão os mais aprofundados, com abordagem de Maquiavel, nas suas discussões republicanas e monarquistas.

Evolução do pensamento político por meio de autores variados

Em seguida, explica o professor, serão estudados os filósofos contratualistas, como os autores ingleses John Locke e Thomas Hobbes e o francês Jean-Jacques Rousseau. "Depois partiremos para o pensamento democrático americano com os federalistas Alexander Hamilton, John Jay e Thomas Jefferson", afirma.

Também serão tratados os autores utilitaristas como John Stuart Mill. Devem ser abordados ainda abordar a invenção democrática pós-Revolução Francesa e o pensamento conservador de Edmond Burke, concluindo com discussão da democracia e sua relação entre maiorias e minorias, que foi feita por Alexis de Tocqueville e seu estudo "A democracia na América".

Emanuel Freitas esclarece ainda que a bibliografia básica adotada será composta por obras dos autores citados e seus comentadores. As aulas serão ministradas até o dia 12 de março, das 13 horas às 17 horas, no edifício José Euclides Ferreira Gomes (sala D, 2º andar, anexo II).

JS

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL-CE

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

WhatsApp: 85.99147.6829

Veja também