Notícia

Curso da Alece forma agentes de proteção à vida; conheça a capacitação

Por Julyana Brasileiro, com Assessoria do DSAS
17/09/2025 15:56 | Atualizado há 6 horas

Compartilhe esta notícia:

Foto notícia - Foto: Lucas Almeida

Promover a valorização da vida e a saúde mental no ambiente de trabalho é importante para além do Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre a prevenção do suicídio. A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) abraça essa causa e, nesse sentido, iniciou, nesta quarta-feira (17/09), o curso “Programa de Agentes de Proteção à Vida”.

A iniciativa, ofertada pela Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), busca formar agentes de saúde mental nos diversos setores da Casa Legislativa, capacitando-os para oferecer acolhimento por meio da escuta empática, do manejo de crises emocionais e de encaminhamentos adequados.

Luis Edson Sales, diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Alece e idealizador do curso, reforçou que criar uma rede de acolhimento é fundamental para promover a saúde mental e o bem-estar entre os servidores. 

Foto: Lucas Almeida

“O Setembro Amarelo trata de uma questão de saúde pública muito séria em nosso País e que atinge não só os ambientes domésticos, mas também profissionais. E cursos como esse, que reúne a expertise de inúmeros colaboradores da Casa, demonstram o comprometimento do nosso departamento em oferecer o que há de melhor no âmbito da prevenção''. 

Conceição Guerra, orientadora da Célula de Psicologia do DSAS, destacou que o treinamento revela como o apoio e o acolhimento podem aliviar as dores emocionais.

“A coisa mais importante que esse curso ensina é ver nossos colegas de trabalho com outros olhos, ou seja, de forma mais humana e sem preconceitos. Esse treinamento nos instiga a compreender o valor que é ter alguém do nosso lado e como a dor de cada um pode ser amenizada quando é compartilhada com pessoas que sabem acolher”.

Saiba mais

O curso ''Programa de Agentes de Proteção à Vida'' segue até o dia 24 de setembro, das 8h às 12h, no auditório Lucila Bonfim, localizado no 2º andar do anexo III da Assembleia Legislativa. As aulas são ministradas pelas psicólogas Samya Régia Figueiredo e Júlia Alencar Penaforte. 

Ao longo do curso, os servidores vão adquirir conhecimento sobre escuta empática, acolhimento e possíveis intervenções, ansiedade e depressão, como promover saúde mental no ambiente laboral e como atuar em situações de crise.

 

Edição: Ana Vitória Marques

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece
E-mail: comunicacaointerna@al.ce.gov.br 
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/ 

Quer participar da nossa lista de transmissão no WhatsApp? Adicione o número 85 99717-1801 e nos mande uma mensagem.

Veja também