CTLegis

CTLegis da Alece recebe visita institucional de gestores da Câmara Municipal de Fortaleza

Por Julyana Brasileiro, com Assessoria da CTLegis
04/03/2024 15:59 | Atualizado há 8 meses

Compartilhe esta notícia:

Servidores da Alece e Câmara Municipal de Fortaleza durante a visita Servidores da Alece e Câmara Municipal de Fortaleza durante a visita - Foto: Divulgação/CTLegis

A Consultoria Técnica Legislativa (CTLegis) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), vinculada à Diretoria Legislativa da Casa, recebeu, nesta segunda-feira (04/03), a visita de gestores da Câmara Municipal de Fortaleza, com a presença de consultores da CTLegis. 

Participaram da visita o Paulo Rolim (diretor geral),  Isac Holanda (coordenador do Legislativo) e Kallil Quirino (coordenador das Comissões Técnicas), todos servidores da Câmara Municipal de Fortaleza.

A visita institucional teve como objetivo promover o intercâmbio de conhecimentos, de informações e a troca de experiências com a CTLegis, tendo em vista a proximidade da realização de concurso público para o cargo de Consultor Legislativo, sendo necessária uma estrutura que contemple as áreas temáticas que foram criadas para auxiliar os 43 vereadores e vereadoras de Fortaleza.

A  orientadora da CTLegis, Erliene Vale agradeceu a visita, destacou a felicidade de despertar a inspiração nos gestores da Câmara Municipal e se disse à disposição para colaborar.  Na ocasião, explicou que a Consultoria da Alece, apesar de existir de fato desde 2004, somente em 2019 passou a integrar a estrutura da Casa, quando foram definidas as atribuições de orientador e de supervisores da CTLegis. 

Avanços

Segundo Erliene Vale, compor a estrutura de funcionamento da Alece foi uma grande conquista. ''Era um sonho antigo da equipe que presta suporte técnico especializado aos parlamentares e aos gestores da Assembleia no exercício de suas funções visando contribuir para o aperfeiçoamento da produção legislativa da Casa cujos efeitos impactam, diretamente, na vida da população cearense", destacou.

Consultores da CTLegis conduziram a atividade - Foto: Divulgação/CTLegis

Isac Holanda afirmou conhecer a experiência do Senado Federal. "É uma realidade muito diferente de Fortaleza" e, por essa razão, o servidor da Câmara Municipal resolveu retornar à CTLegis para conhecer sua atual estrutura de funcionamento.

Para o diretor geral da Câmara Municipal de Fortaleza, Paulo Rolim, conhecer a realidade da CTLegis foi passo importante para implantação da Consultoria da CMF, considerando o desafio da realização de trabalhos técnicos para dar uma resposta que atenda as necessidades locais por intermédio dos vereadores. "Nem sempre as respostas técnicas se coadunam com a expectativa da população que deseja soluções, muitas vezes inviáveis do ponto de vista técnico", afirmou.

O coordenador das Comissões Técnicas da CMF, Kallil Quirino, afirmou que o atual quadro de consultores da CMF é bem limitado e que a partir do concurso a ser realizado em abril, sua expectativa é a de que seja estruturada a Consultoria institucional, para melhor servir aos vereadores e à população fortalezense.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

 

Veja também