Coral da Assalce realiza ensaios e seleciona integrantes
Por ALECE19/06/2019 11:35
Compartilhe esta notícia:
Quem canta os males espanta. O coral da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce) segue esse lema há 23 anos. Para garantir a plena harmonia e afinação vocal, o grupo realiza ensaios semanalmente às segundas-feiras, das 14h30min às 16h30min, no auditório Aquiles Peres Mota, na sede da Associação. A coordenação é das servidoras Lilian Rêgo e Laurenice Moreira.
O primeiro regente Elbano Caldas comemora o sucesso do coro formado por 28 integrantes, que já lançou três CDs ao longo de sua trajetória. '' A música funciona como uma atividade terapêutica e nosso coral está numa crescente. É perceptível a evolução dos componentes nos ensaios e apresentações'', destaca. Ele acrescenta que o coral está de portas abertas para receber novos integrantes. "Nosso coral é aberto ao público em geral. Quem tiver interessado basta nos procurar na sede da Assalce e será muito bem-vindo", afirma.
A música proporciona grandes benefícios para a saúde: melhora a concentração, estimula a memória, alivia a ansiedade, libera os hormônios do bem-estar, beneficia o sistema imunológico, fortalece os músculos do abdômen e face, bem como melhora a postura, dentre outras vantagens.
Carla Barbosa, preparadora do coral da Assalce há dez anos, afirma que por meios de técnicas de respiração os coralistas apresentam uma considerável evolução não apenas no desempenho, mas na qualidade de vida. ''Quem canta precisa respirar bem e quem respira corretamente vive melhor. Nos ensaios, fazemos exercícios que também funcionam para a fisioterapia respiratória, relaxamento e consequentemente melhora dos batimentos cardíacos'', ressalta.
Partipação dos servidores
A música traz benefícios para crianças, jovens e adultos. Para a aposentada Terezinha Maria de Souza, de 80 anos, mãe do ex-deputado estadual Paulo Afonso, o coral Assalce garante a socialização, que é fundamental na "melhor idade". "Aqui revejo amigos, conheço novos colegas, estou em plena atividade e feliz. O canto tem um grande significado na minha vida e participo com orgulho do coral há 23 anos'', revela.
Para a soprano Carla Sampaio, coralista desde o início das atividades, em 1996, o coral Assalce foi essencial para estimular o seu talento para o canto. "Já gravei CD, cantei em casamentos, mas não de maneira profissional. No coral, tenho a oportunidade de aprender técnicas e melhorar o dom que Deus me deu. Música é sinônimo de vida e aqui tenho a oportunidade de trocar experiências e permanecer em constante aprendizado'', avalia.
Saiba mais
O Coral Assalce foi criado em julho de 1996, na gestão do então presidente da Assalce, Barros Alves. Atualmente conta com o amplo apoio do atual presidente Luís Edson Corrêa, para a realização de sua atividades. Além das apresentações no Poder Legislativo, o coral realiza apresentações em asilos, creches, escolas e hospitais, espalhando música e solidariedade pela capital cearense.
Veja também
"Em Rodas de Biblioterapia" pauta autocuidado feminino
Encerrando o mês que fortalece a campanha institucional Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, a Associação dos Servidores d...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Virgínia Bastos (Assessoria de Marketing e Comunicação da Assalce)