ASSALCE

Coral da Assalce inscreve para seleção de participantes

Por ALECE
08/12/2021 18:46

Compartilhe esta notícia:

Coral se apresenta durante diversos eventos da Alece Coral se apresenta durante diversos eventos da Alece - Foto: José Leomar

O Coral da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce), criado há 25 anos, abriu inscrições para participação de novos servidores. A coordenadora do grupo, Lilian Rego, afirma que o canto coral é uma experiência de grupo e que trabalha, além da musicalização, a integração entre as pessoas.

"Existem registros que desde os tempos da Grécia antiga já haviam corais. No Brasil, o canto coral ganhou destaque através do maestro Villa Lobos e seus concertos ao ar livre com grandes corais escolares", explana.

A coordenadora aponta que a participação em um coral estimula a integração, a socialização, a musicalização e traz benefícios à saúde através dos exercícios respiratórios, da postura corporal, do estímulo à memória e da elevação à autoestima. O Coral é coordenado por Lilian Rego e Laurenice Barbosa.

Incentivo à participação

"Quem quiser iniciar uma nova vida musical, só precisa gostar de cantar e querer fazer parte do elenco de coralistas da Assalce", afirma Jorge Marinho, fundador do Coral e servidor da Comissão de Licitação.

"O único requisito é gostar de cantar. E gostando de cantar já pode participar. Tem gente que canta no banheiro. Sendo assim, porque não cantar no coral?  É só se inscrever",  observa Jorge Marinho. Ele revela que após a inscrição, será definido o naipe vocal do interessado, para classificar a voz e que, na sequência, seja permitida a participação nos ensaios, que são realizados semanalmente.

Atualmente, de acordo com o servidor, o coral é formado por 16 membros, mas já chegou a ter 28 participantes. Por diversas razões, alguns se afastaram. "Sou a única voz masculina que ainda persiste. As demais são femininas. Assim, não há limite de vagas. O quantitativo que tivermos, será bem aceito. Há espaço para todos, 30, 40 ou 50 pessoas; quanto mais gente, mais belo fica o coro", acentua.

O repertório que o coral apresenta é bem diversificado, avisa o fundador do grupo. "Nós somos um coral eclético, que inclui um repertório da MBP (Música Popular Brasileira), até músicas natalinas, passando pelo folclore e cancioneiro popular", explica. Os ensaios são realizados às segundas-feiras, a partir das 14h30min. Inicialmente, é feito o trabalho de técnica vocal, com a professora Carla Lima, e depois acontece o ensaio.

O número de apresentações realizadas, conforme avisa o coordenador, acontece de acordo com as demandas. Ele informa que há exibições fora da Assembleia Legislativa, atendendo a pedidos de pessoas que conhecem o trabalho do grupo e fazem solicitação. "Nosso maior número de apresentações se dá nas sessões especiais, realizadas no plenário da Alece, nos eventos promovidos pela Casa e em datas comemorativas", explica.

Saiba mais

O Coral Assalce foi criado em julho de 1996, na gestão do então presidente da Assembleia Legislativa, Cid Gomes (atual senador pelo PDT), que ofereceu todo o apoio para a formação do grupo. Atualmente, o Coral conta com o amplo apoio do atual presidente da Associação, Luis Edson Sales, para a realização de sua atividades. Além das apresentações no Poder Legislativo, o grupo  realiza apresentações em asilos, creches, escolas e hospitais, espalhando música e solidariedade pela capital cearense.

Serviço: A Assalce convida os servidores a conhecer o Coral e a participar de um ensaio, para conhecer e familiarizar-se com sua dinâmica. Os ensaios acontecem às segundas-feiras, das 14h30min às 16h30min, na sede da Assalce (rua João Emídio da Silveira, n° 198). Os ensaios serão retomados no dia 7 de fevereiro de 2022. Para mais informações, os contatos são (85) 99909-8630 e (85) 99113-9371.

JS, com Assessoria de Comunicação e Marketing da Assalce

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

Veja também