Controladoria

Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional monitora resultados do PPA 2020-2023

Por ALECE
28/04/2021 13:32 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Gestores e servidores da Assembleia Legislativa participaram da reunião remota Gestores e servidores da Assembleia Legislativa participaram da reunião remota - Foto: Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional da AL

O monitoramento do Plano Plurianual (PPA 2020-2023) pela Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins) da Assembleia Legislativa do Ceará cumpre uma nova etapa. Nesta terça-feira (27/04), a Coordenadoria realizou reunião para apresentação dos resultados do Monitoramento do PPA 2020-2023 referentes ao exercício de 2020. “Foi um momento para alinhamento de todos os envolvidos, ressaltando a importância de que gestores e servidores analisem os resultados de suas entregas e busquem sempre as melhores práticas para alcançar as metas institucionais”, destaca Heline Joyce, coordenadora da Codins.

O Plano Plurianual é o documento que define as prioridades do Governo do Estado para o período de quatro anos, podendo ser revisado a cada ano. O PPA da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará abrange 17 entregas distribuídas em 4 programas, cabendo destacar as entregas contidas no Programa “Desenvolvimento do Processo Legislativo”: consultoria realizada, audiência pública realizada, parecer emitido e mandato parlamentar exercido; e no Programa “Promoção da Interação Legislativo e Sociedade”, cujas entregas espelham a característica do Poder Legislativo estadual como uma Casa Cidadã, sendo estas: consumidor atendido, família beneficiada, pessoa atendida, aluno atendido, estudo e pesquisa publicados, publicação editada, publicidade institucional realizada e veículo de comunicação disponibilizado.

Durante a reunião, foi observado que algumas entregas tiveram seus resultados prejudicados devido à pandemia provocada pelo novo Coronavírus, visto que muitas atividades presenciais de atendimento ao público foram suspensas. No entanto, alguns órgãos que puderam realizar suas atividades de forma remota superaram suas metas, como é o caso da Consultoria Técnica Legislativa (105% em consultorias realizadas), o Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp) e o Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos (150% de estudo e pesquisa publicados).

Como se dá o monitoramento

Segundo a coordenadora de Desenvolvimento Institucional, a atividade de monitoramento do PPA ocorre a cada trimestre, conforme metodologia estabelecida pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). Heline Joyce informa que ainda nesse primeiro semestre será realizada capacitação para que os servidores indicados pelos gestores dos órgãos possam informar sobre a execução de suas entregas no Sistema Integrado de Monitoramento e Avaliação (Sima), otimizando e facilitando o acompanhamento dos resultados.

Ainda para melhorar a avaliação dos resultados, será elaborada e aplicada Pesquisa de Satisfação junto ao cidadão para avaliar a qualidade dos serviços ofertados, buscando-se cada vez mais aproximar a Casa Legislativa do povo cearense.

Participaram da reunião gestores de setores da Assembleia: Paulo Neiva, diretor administrativo e financeiro, Lise Novais, diretora de administração, Fabrício Machado, diretor legislativo, Valéria Cavalcante, diretora do Procon Assembleia, Sílvia Correia, controladora, Robson Loureiro, diretor acadêmico da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), João Milton Cunha, diretor executivo do Inesp, Miguel Rodrigues, coordenador do Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar e servidores dos referidos órgãos.

A metodologia de monitoramento do PPA

Atualmente, de acordo com Heline Joyce, os órgãos estão em fase inicial de monitoramento das entregas referentes ao primeiro trimestre de 2021. Na primeira etapa, os executores informam os resultados alcançados, destacando as principais entregas. Em seguida, os responsáveis pelos órgãos analisam e validam as informações dos executores.

Na terceira etapa, a Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional alimenta o Sistema Sima com as informações, de forma a realizar o monitoramento dos Programas da Assembleia analisando e acompanhando a tendência do alcance das metas organizacionais, de forma a buscar soluções juntamente com os órgãos envolvidos para o desenvolvimento satisfatório das atividades.

Do Núcleo de Comunicação Interna da AL, com Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional

 

Núcleo de Comunicação Interna da AL

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

WhatsApp: 85.99147.6829

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também