Controle de armas e munições é tema de Webinário promovido pelo Comitê de Prevenção e Combate à Violência
Por ALECE08/04/2021 09:22
Compartilhe esta notícia:
O Webinário Cada Vida Importa promove a segunda mesa de debate sobre temas urgentes no atual cenário local e nacional nesta sexta-feira (09/04), a partir das 14 horas. O evento ocorre pelo segundo mês consecutivo, em alusão aos cinco anos do órgão da Assembleia Legislativa do Ceará, trazendo convidados nacionais, em transmissão ao vivo pelo YouTube.
Com o tema "Controle de armas de fogo e munições: desafios à prevenção de homicídios", o Comitê de Prevenção e Combate à Violência, da Assembleia Legislativa do Ceará, promove mais uma mesa de debate do Webinário “Cada Vida Importa: cinco anos de mobilização pelo direito à vida de adolescentes”. Esse segundo encontro dá continuidade aos eventos em memória dos cincos anos de existência do Comitê, iniciados em fevereiro deste ano. A mesa do dia 09 de abril será transmitida ao vivo, pelo canal de TV e do Youtube do Poder Legislativo.
A mesa traz convidados especialistas no tema, que tem ganhado relevante destaque pela condução do Governo Federal na política armamentista no Brasil, que tem sido alterada em diversos decretos nos últimos anos e influenciado os indicadores da segurança pública no País e no Ceará.
O tema foi levantado no relatório “Cada Vida Importa”, referente ao segundo semestre de 2019, divulgado e atualizado em setembro de 2020. A reportagem aprofunda todos os meandros da questão do controle de armas e munições no Ceará e no Brasil no atual cenário, que é alarmante. Como exemplo, a matéria destaca que a proporção de pessoas assassinadas no Ceará com armas de fogo atingiu 86,5% de todas as vítimas de homicídio em 2017, a segunda maior do Brasil. O percentual é quase o mesmo identificado no Rio Grande Norte, onde a proporção foi de 87,5%, a maior do país.
Para aprofundar o tema
Para conversar sobre o assunto, participam Margarida Marques, integrante do Instituto Negra do Ceará (Inegra), militante de direitos humanos e assessora parlamentar, como mediadora; Michele dos Ramos, assessora especial do Instituto Igarapé, que atua sobretudo nas pautas de segurança pública e justiça criminal no Brasil e possui bacharelado em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo (Brasil) e Mestrado em Segurança Internacional pela Sciences Po (França); Bruno Langeani, advogado formado em Direito pelo Mackenzie e bacharel em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestrando em Políticas Públicas na Universidade de York (Inglaterra) e gerente do Instituto Sou da Paz; José Helano Matos, titular da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), com pós-doutorado pela King’s College de Londres e doutorado pela Universidade de Liverpool (Inglaterra); e o deputado estadual Renato Roseno (PSOL), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, membro do Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura, e presidente do Comitê de Prevenção e Combate à Violência da AL.
Serviço: Webinário Cada Vida Importa: cinco anos de mobilização pelo direito à vida de adolescentes. Mesa: "Controle de armas de fogo e munições: desafios à prevenção de homicídios". Quando: 9 de abril (sexta-feira) a partir das 14 horas. Onde: Transmitido ao vivo pelo canal de TV e de Youtube da Assembleia Legislativa do Ceará (https://www.youtube.com/user/TVAssembleiaCeara/ - Streaming da TV: http://al.ce.gov.br/index.php/comunicacao/tv-assembleia-ao-vivo/assista-ao-vivo).
Da Assessoria de Imprensa do Comitê de Prevenção e Combate à Violência
Núcleo de Comunicação Interna da AL
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
WhatsApp: 85.99147.6829
Veja também
Eleições 2024: confira opções de transporte público para chegar à Alece
Os eleitores que têm sua seção eleitoral sediada na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) contam com variadas opções de transporte público...
Autor: Agência de Notícias, com Comunicação InternaAtualização do e-Título disponível para quem vai votar com o aplicativo
Lançado em 2017, o aplicativo e-Título, da Justiça Eleitoral, é uma das facilidades que a Justiça Eleitoral proporciona à eleitora e ao eleitor brasil...
Autor: Julyana Brasileiro, com informações do TSEAlece recebe cerca de 4 mil eleitores no 1º turno das eleições 2024
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) é um dos 6.713 locais de votação no Ceará aptos para receber os cidadãos e cidadãs nas eleições mu...
Autor: Agência de Notícias da Alece, com Comunicação Interna