Controladoria

Controladorias da Alece e da Câmara de Maracanaú trocam experiências

Por Paulo Veras
15/02/2023 15:09 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Reunião com integrantes das Controladorias foi no Complexo de Comissões Técnicas da Alece Reunião com integrantes das Controladorias foi no Complexo de Comissões Técnicas da Alece - Foto: Paulo Rocha

A controladora da Assembleia Legislativa do Ceará, Sílvia Correia, e equipe de servidores do órgão receberam, nesta terça-feira (14/02), visita da equipe da Controladoria da Câmara Municipal de Maracanaú, chefiada pelo controlador Janyo Argentino. Na reunião, realizada no Complexo de Comissões Técnicas da Alece, foi feita uma apresentação da estrutura organizacional da Assembleia e de como a Controladoria atua neste organograma.

Sílvia Correia afirmou que era muito positiva a visita e a troca de informações. “Desde que a Rede Estadual de Controle Interno da Gestão Pública do Estado do Ceará (RECIGP) foi criada e instalada em 2017, temos o desafio de fortalecer e integrar os sistemas públicos de controle interno”, afirmou.

A Rede tem hoje a participação de 42 órgãos, sendo dois deles do Poder Legislativo, que são as Câmaras Municipais de Maracanaú e de Marco. Sílvia relata que o objetivo é aumentar a participação até que se consiga alcançar todos os 368 controles internos, já tem que existem 184 municípios e em cada um deles há um órgão de controle do Executivo e outro do Legislativo. Segundo afirmou a controladora da Assembleia, neste ano a meta é trazer mais parceiros do Poder Legislativo.

Busca de soluções

No entender de Janyo Argentino, conhecer as atividades realizadas pelo controle interno da Alece atualmente é essencial para captar novas soluções de trabalho para Controladoria da Câmara de Maracanaú. “Normalmente existem muitas soluções para o Poder Executivo, mas não tantas para o Legislativo, especialmente as Câmaras Municipais. Por isso queremos aproveitar para beber na fonte de quem tem muitas soluções, que é o caso da Alece”, afirmou.

Participaram da reunião, pela Controladoria da Alece, a controladora Sílvia Correia, o orientador da Célula de Transparência, Airton Castro, a orientadora da Controle Interno Preventivo, Eliana Tavares, a orientadora da Célula de Inspeção e Auditoria Interna, Glafira Veras, o orientador da Célula de Ações Estratégia de Controle, Renato Torres, e da Comunicação e Apoio as Células, Danielle Almeida, Mirna Aguiar e Washington França.

Já o grupo da Controladoria da Câmara Municipal de Maracanaú foi formado pelo controlador Janyo Argentino, o controlador adjunto Rodrigo Cardoso e o André Leite, assistente da Controladoria.

Esta visita marcou o retorno de ações presenciais ligadas à RECIGP, que estavam paradas em virtude das ações preventivas contra a pandemia de Covid-19.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

WhatsApp: 85.99717.1801

Veja também