Controladoria

Controladoria retoma reuniões presenciais do Pasf

Por ALECE
26/10/2021 15:49 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Reunião foi realizada no Complexo das Comissões Técnicas Reunião foi realizada no Complexo das Comissões Técnicas - Foto: Bia Medeiros

A Controladoria da Assembleia Legislativa do Ceará retomou, de forma presencial, nesta terça-feira (26/10), no Complexo de Comissões Técnicas da Casa, as atividades para o Plano de Ação para Sanar Fragilidades (Pasf), desenvolvido com a participação de setores da administração da Casa. De acordo com a controladora da Alece, Sílvia Correia, há quase dois anos as reuniões com os setores da Casa não ocorriam presencialmente, por conta das medidas sanitárias de contenção da pandemia de Covid-19. As ações presenciais haviam sido interrompidas em 2020.

Conforme explicou Sílvia Correia, este plano é desenvolvido com metodologia de controle interno preventivo, que tem como objetivos principais tratar riscos “que são as incertezas inerentes aos processos de gestão, ou prevenir a recorrência e repetição de problemas que já foram observados para evitar que eles ocorram novamente”, definiu.

Ela explicou que na reunião desta terça-feira foram tratadas, com as equipes da Diretoria Administrativa Financeira e a área patrimonial do Departamento de Administração, as ações que estão sendo empreendidas para modernizar o processo de gestão patrimonial. "Vamos implantar esses procedimentos de gestão patrimonial, que estão previstos nas normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público", adiantou.

Consultoria

Segundo informou Sílvia Correia, já estão sendo realizados treinamentos de servidores e colaboradores, atualizando-os nos procedimentos previstos pela legislação. "Já estamos também trabalhando bechmark com outros órgãos, buscando boas práticas. Estamos recebendo, em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-CE), uma solução tecnológica e o nosso desafio é contratar uma consultoria que vai nos dar suporte", afirmou.

Segundo a controladora, o trabalho exige muita expertise, por ser muito novo, e em uma área aonde ainda não há o conhecimento consolidado e suficiente para a execução. "Mas é um projeto prioritário da gestão do presidente Evandro Leitão (PDT) e estamos avançando", destacou.

A reunião teve ainda o caráter de monitoramento. "Todos os meses a gente senta para monitorar como estão essas ações e verificamos se há necessidade de algum suporte da Controladoria, da direção superior ou da própria Mesa Diretora", asseverou.

Para operacionalizar o Pasf, há uma comissão gestora formada por representantes da Diretoria Geral, Diretoria Administrativa e Financeira, Departamento de Gestão de Pessoas, Departamento de Administração, Departamento de Finanças, Orçamento e Contabilidade, Comissão Permanente de Licitação e Coordenadoria do Sistema de Previdência Parlamentar.

O diretor administrativo financeiro da Alece, Paulo Neiva, considerou que o trabalho realizado em conjunto com a Controladoria vem produzindo bons resultados. "A Controladoria nos ajuda a identificar potenciais fragilidades, que muitas vezes vêm se arrastando há algum tempo, na Assembleia. Estas são detectadas pelo TCE e nas nossas auditorias internas e aqui há a construção do caminhos para reduzir fragilidades. Assim, os processos administrativos são aperfeiçoados na gestão da Assembleia", destacou.

JS

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também