Controladoria

Controladoria realiza reunião para iniciar processo de auditoria anual

Por Julyana Brasileiro
03/05/2024 11:14 | Atualizado há 6 meses

Compartilhe esta notícia:

Controladora da Alece, Sílvia Correia, conduziu a reunião. Controladora da Alece, Sílvia Correia, conduziu a reunião. - Foto: Dario Gabriel

A Controladoria da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta quinta-feira (02/05), no Auditório de Comissões Técnicas, reunião para abertura de auditoria financeira/contábil com vistas à prestação de contas anual da Alece e do FPP, referente ao exercício financeiro de 2023.

Anualmente, o órgão realiza uma reunião de abertura com os órgãos da gestão da Casa com o intuito de apresentar o programa de auditoria que é realizado anualmente e tem caráter obrigatório, tanto constitucional quanto por meio da lei orgânica do Tribunal de Contas do Estado.

Silvia Helena Correia, Controladora da Alece, destacou que o encontro foi uma primeira oportunidade para apresentar o que será examinado em relação às contas de gestão de 2023. ''Foi um momento para apresentar o programa de auditoria, a equipe, o escopo da auditoria da gestão da Assembleia e do Sistema de Previdência Parlamentar que possui um orçamento financeiro próprio financiado pelo Fundo de Previdência Parlamentar'', explicou.

A Controladora da Alece acrescentou que o trabalho é feito e encaminhado preliminarmente aos órgãos auditados. Estes possuem um período para se manifestar quanto às possíveis ocorrências ou fragilidades encontradas pela Controladoria.  ''Quando eles se manifestam, isso vai para um relatório final que integra a prestação de contas de gestão tanto da Assembleia quanto do Fundo de Previdência Parlamentar. Todas as fragilidades, que porventura são identificadas, vão para o Plano de ação para sanar fragilidades para que sejam definidas as medidas saneadoras''.

IA-CM

Conforme destacou a Orientadora da Célula de Inspeção e Auditoria Interna, Amanda Cavalcante, o planejamento estratégico Alece 2030 definiu como um dos projetos estratégicos a implantação do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM). ''O IA-CM prevê dois tipos de serviços para a auditoria interna, o de consultoria e o de avaliação. Dentro do serviço de avaliação, há a auditoria de conformidade, a operacional e a financeira/contábil, a qual estamos trabalhando, e que visa averiguar, de acordo com as normas específicas, a exatidão dos registros e das demonstrações contábeis no que se refere aos eventos que alteram o patrimônio e sua representação''.

O cronograma da auditoria financeira/contábil prevê diversas atividades até junho deste ano. Segundo Silvia Helena Correia, a prestação de contas é um trabalho que faz parte do calendário de atividades do órgão anualmente. “Vamos aprimorando esse programa de auditoria para deixar totalmente transparente para o auditado. Apresentamos para eles inclusive o cronograma de todas as etapas que serão realizadas e os prazos para que torne uma auditoria que agregue valor com oportunidades de melhoria desses processos”, pontuou.

A reunião de abertura da auditoria financeira/contábil contou com a participação do Diretor Administrativo e Financeiro, Paulo Neiva, da Diretora do Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), Elenice Ferreira Lima, , da Diretora do Departamento de Administração, Lise Maria Novais, da representante do Departamento de Finanças, Orçamento e Contabilidade, Sonale Paiva, do presidente da Coordenadoria do Sistema de Previdência Parlamentar, Antonio Alberto Rocha Aguiar, e do representante da Central de Contratações, Henrique Nicolau.

Edição: Paulo Veras

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também