Controladoria realiza reunião de análise Crítica do Pasf
Por ALECE16/12/2022 15:39
Compartilhe esta notícia:
A Controladoria da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) realizou, nesta quinta-feira (15/12), reunião de análise crítica do Plano de Ação para Sanar Fragilidades (Pasf). As análises foram pautadas nas ações realizadas no biênio 2021/2022, que agora se encerra. Todos os órgãos da comissão gestora estiveram presentes. O encontro aconteceu online, com participação remota dos integrantes.
Na pauta, a discussão da eficácia dos 50 Registros e Tratamento de Fragilidades (RTFs), com foco no andamento e mérito das ações implementadas. Também foi apresentado o resultado do índice geral do Pasf (78,4%) e do índice de eficácia dos nove órgãos da Comissão Gestora.
A controladora da Alece, Sílvia Correia, afirmou que a metodologia de gestão tem avançado e se consolidado no sentido de possibilitar o saneamento das fragilidades inerentes a qualquer processo de gestão. “Essas fragilidades ora são riscos, incertezas que se não forem tratadas podem comprometer os resultados, ora problemas que terminam por demorar um pouco para ser resolvidos”, disse a controladora.
Sílvia afirmou ainda que o índice de positividade superior a 78% revela um resultado muito bom no período e reflete a participação de todos os órgãos e gestores atuando no controle interno. Na reunião, houve também discussão sobre perspectivas e desafios para a melhoria contínua do instrumento, a partir da adoção de metodologia de gerenciamento de riscos.
Perspectivas para 2023
O Pasf foi implantado em 2019, e segundo Sílvia, nesses quatro anos, o trabalho foi muito mais na direção de resolver problemas e demandas de controle externo. Agora, após os resultados positivos obtidos, ela adianta que será lançado um manual de gerenciamento de riscos. “Hoje, a maior razão de ser de qualquer modelo de Controladoria é realizar o gerenciamento de riscos. Tratar os riscos negativos para que eles não se consolidem é fundamental para o êxito da gestão”, assegura.
O Pasf deve passar a atuar com a visão prospectiva, não se limitando a um olhar retrospectivo, no entender da controladora da Assembleia. “Com o programa Alece 2030, nosso direcionamento estratégico já está traçado para os próximos oito anos. E será com esta visão no futuro que a Controladoria irá colaborar para o pleno êxito de todos os objetivos da Casa nos próximos anos”, assevera.
Saiba mais
O Pasf é uma metodologia de controle interno preventivo que objetiva antever riscos que possam vir a comprometer a gestão da Casa. Essas questões são analisadas para que as causas sejam identificadas e, a partir disso, que sejam encaminhadas ações saneadoras dos processos.
Além da Controladoria da Alece, a Comissão Gestora do Pasf é formada pelos seguintes orgãos: Diretoria Geral, Diretoria Administrativo-Financeira, Departamento de Administração, Departamento de Finanças, Departamento de Gestão de Pessoas (DGP), Coordenadoria do Sistema de Previdência Parlamentar, Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins) e Comissão de Licitação.
PV
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
WhatsApp: 85.99717.1801