Controladoria

Controladoria prossegue avaliação gerencial do Alece 2030

Por Julyana Brasileiro
03/04/2024 12:01 | Atualizado há 7 meses

Compartilhe esta notícia:

Adequação à LGPD e projeto do IA-CM estiveram na pauta da reunião Adequação à LGPD e projeto do IA-CM estiveram na pauta da reunião - Foto: José Leomar

A Controladoria da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou, nesta quarta-feira  (03/04), reunião de avaliação gerencial (RAG) com servidores e gestores que compõem a equipe do órgão, na sede da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace), no Anexo II da Alece (Edifício Deputado José Euclides Ferreira Gomes).

Conforme destacou a controladora da Alece, Sílvia Correia, a reunião de avaliação gerencial faz parte do processo que ajuda a garantir a melhoria contínua e está prevista no modelo de governança e na metodologia de monitoramento do  Programa Alece 2030. Entre as pautas debatidas, estiveram dois projetos estratégicos da Controladoria para o ano de 2024:  a adequação à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e o projeto do Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM).

Sobre a adequação à LGPD, Sílvia Correia explicou que a Controladoria da Assembleia Legislativa adotou metodologia a partir do trabalho desenvolvido pelo Conselho  Nacional de Controle Interno. ''Nessa empreitada, para além da Controladoria, contamos com a parceria da Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins) da Alece, com o mapeamento de processos e da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Coti), com a questão afeta àsegurança da informação'', asseverou.

Reunião foi conduzida pela controladora da Alece, Sílvia Correia - Foto: José Leomar

Adequação às normas internacionais de auditoria

O segundo projeto prioritário é o  Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM), que garante a aderência da auditoria interna às normas internacionais de auditoria e que consiste em metodologia implantada mundialmente e concebida pelo Instituto de Auditores Internos, que mede a maturidade e capacidade da auditoria interna.

''Esse modelo de convergência internacional possui cinco níveis. Estamos com a meta de chegar ao nível 3, considerado pelos avaliadores mundiais como um nível adequado às práticas profissionais de auditoria interna. Temos esse desafio, entregando na atual gestão o nosso plano de negócios, planejamento estratégico da Controladoria'', afirmou, em referência à atual gestão da Mesa Diretora da Alece, que tem à frente o presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PT).

Para além dos projetos prioritários, a Controladoria possui ações estratégicas que fazem parte do planejamento do setor, incluindo o Sistema de  Informação  Estratégica de controle, trabalho feito para gestão e Mesa Diretora da Alece no sentido de facilitar a tomada de decisão e o gerenciamento de riscos.

Conteúdo digital: Leonardo Coutinho

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/ 

Veja também