Controladoria

Controladoria da Alece realiza reuniao de monitoramento da reestruturação da gestão patrimonial

Por Júlio Sonsol
12/03/2024 11:10 | Atualizado há 8 meses

Compartilhe esta notícia:

Sílvia Correia, controladora da Alece, conduziu a reunião Sílvia Correia, controladora da Alece, conduziu a reunião - Foto: Paulo Rocha

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Controladoria, promoveu, nesta segunda-feira (11/03), no Complexo de Comissões Técnicas da Casa, reunião de avaliação do Plano de Ação pra Sanar Fragilidades (Pasf). A atividade contou com a participação de gestores e servidores da Diretoria Geral, Diretoria Administrativa e Financeira, Departamento de Administração e da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Coti).

De acordo com a controladora Sílvia Correia o encontro teve por objetivo tratar dos encaminhamentos das ações relativas à modernização da gestão patrimonial da Assembleia Legislativa. "Esse trabalho ele já vem acontecendo. É um projeto estratégico prioritário do programa Alece 2030. Basicamente, desde 2021, começamos a trabalhar em três frentes: a questão dos fluxos do negócio, criando todo um fluxo de gestão dos bens móveis de consumo e permanente, dos bens intangíveis e dos bens imóveis", pontua.

Ela destaca como necessário também trabalhar com uma solução tecnológica para substituir um sistema que já estava muito obsoleto. "Além disso, ainda na área de negócio, é preciso implantar os procedimentos contábeis, que asseguram a apresentação dos inventários, conciliando os inventários físicos e os registros contábeis", acentua. 

Trabalho denso

Conforme salienta a controladora, este é um trabalho muito denso, de médio prazo, que vem sendo realizado há três anos. Na avaliação da controladora, alguns pontos já registram avanços muito relevantes. Entre estes, ela aponta a inovação da forma de tombamento dos bens permanentes, a partir da contratação de uma empresa que utiliza o georreferenciamento. "Todo o trabalho que antigamente era feito de forma manual, os tombos, passou a ser feito de uma forma automatizada, com o recurso da tecnologia, o que avançou muito", destaca.

Silvia Correia também defende a parceria realizada com o Tribunal de Contas do Estado (TCE-CE), que fez a cessão do Sistema de Gestão de Patrimônio e Almoxarifado (SGPA) pela Corte de Contas, e também a contratação de uma consultoria. "É um trabalho que está 80% concluído. A reunião foi no sentido de identificar, na área de negócio, usando a  tecnologia da informação, possíveis gargalos e dificuldades para buscar, conjuntamente, soluções", recorda.

Gestores e servidores da Alece durante a reunião - Foto: Paulo Rocha

A controladora salienta ainda que uma das ações do Pasf é,  através da Controladoria, prestar assessoramento aos órgãos da Alece, no sentido de buscar conjuntamente soluções para dos processos, e superação de qualquer gargalo ou risco, que estejam comprometendo o processo.

"A reunião foi bastante proveitosa. A equipe tem se reunido semanalmente. Será montado um cronograma, para que ainda até julho deste ano seja feito um inventário parcial. No segundo semestre, serão feitos os ajustes finos e os arredondamentos que precisarem para que o presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão, na sua última prestação de contas de sua gestão, apresente um balanço patrimonial que vai refletir informações consistentes e íntegras", assevera.

Relatórios amigáveis

De acordo com Sílvia Correia, os relatórios apresentados são modernos, amigáveis e legíveis, mostrando avanço significativo sobre essas informações. "Na verdade, há uma mudança da contabilidade para convergir com as normas internacionais. Isso passou por uma verdadeira revolução. O trabalho precisa ser feito por todos nós. Inclusive fomos até demandados pelo Poder Executivo, por meio da Secretaria da Fazenda, para compartilharmos a nossa experiência em relação à implantação do Sistema de gestao Patrimonial e Almoxarifado (SGPA )", destaca Sílvia.

Ela assinala que alguns órgãos da Casa já estão usando o  novo sistema em uma fase experimental, realizando testes pilotos para "arredondar o sistema" e levar para o desenvolvimento para outros setores órgãos. "Só temos de parabenizar as equipes do Departamento de Administração, conduzida pela diretora Lise Novais, e da Coti, coordenada por Vicente Soares, pelos avanços obtidos até aqui. Vamos seguir em frente para gente concluir esse trabalho e deixar este marco na atual gestão", afirma.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

Veja também