Controladoria conclui auditoria interna junto à Consultoria Técnica Legislativa
Por ALECE11/11/2021 19:57
Compartilhe esta notícia:
A Controladoria da Assembleia Legislativa do Ceará encerrou, nesta quinta-feira (11/11), auditoria interna que atestou a conformidade do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) da Consultoria Técnica Legislativa da Casa (CTLegis), de acordo com os requisitos da Norma NBR ISO 9001: 2015. O processo se deu por meio de reuniões realizadas nos dias 10 e 11 de novembro, conforme a controladora da Alece, Sílvia Correia.
De acordo com ela, o SGQ existe desde 2011 e a Norma NBR ISO 9001: 2015 estabelece a realização de auditorias internas e externas. Compete à Controladoria atuar na execução das auditorias internas. Além da Consultoria Técnica Legislativa, a auditoria abrangeu as áreas de apoio e de suporte: Alta Direção (Diretoria Legislativa), Coordenadoria de Desenvolvimento Institucional (Codins), Coordenadoria de Qualificação de Servidores (CQS) e Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Coti).
Sílvia Correia aponta como vantajoso o fato de a auditoria ter sido aplicada presencialmente. "Em 2020, não foi possível, em função da pandemia (Covid-19), enquanto neste ano fizemos a auditoria de forma presencial, em um contexto bem mais favorável, pois temos uma Casa bem mais arrumada hoje em relação ao provimento de todos os cargos, com a adequação das nomeações. Tudo foi muito favorável", destaca.
O diretor legislativo da Assembleia, Fabrício Machado, destaca o êxito da auditoria interna junto à CTLegis. "Foi verificado que todos os processos estão em ordem e que todos os procedimentos estão sendo cumpridos, bem como o escopo, a política e o objetivo da qualificação dos servidores. Foi tudo verificado, a partir de vários critérios que foram postos a exame por alguns auditados e auditores. A Controladoria está à frente deste processo de auditoria interna. Tivemos o prazer de ser auditados, nos habilitando para a auditoria externa, que é a próxima etapa", destaca.
Fabrício Machado destaca o legado que fica para a Casa com a auditoria concluída nesta quinta-feira. "A Assembleia tem agora uma Célula inteira certificada com a Norma ISO 9001:2015", pontua.
Relação com Alece 2030
A controladora do Poder Legislativo pontua que a realização da auditoria foi positiva por se dar quando a Casa está desenvolvendo o Programa Alece 2030, que propõe a construção do Modelo de Gestão Estratégica da Assembleia, para o período 2021-2030, de forma colaborativa, com foco na melhoria contínua das pessoas, dos seus processos e serviços e a efetiva geração de valor à sociedade. "O ambiente foi favorável à auditoria interna da Qualidade, porque a Qualidade está diretamente relacionada hoje com estratégia, com planejamento e com gestão de riscos", explana.
Ainda de acordo com Sílvia Correia, a auditoria foi desenvolvida junto a todos os servidores da Assembleia que foram capacitados ao longo deste ano. "Foi feita uma capacitação na Norma NBR ISO 9001: 2015 e em Auditoria Interna e envolvemos servidores da Controladoria, Codins e Diretoria Legislativa, fazendo uma equipe muito boa e muito rica. Alguns já são auditores bem experimentados e outros receberam o conhecimento neste ano, participando do processo, em um primeiro momento, como observadores", aponta.
De acordo com ela, ao fim do processo, foram apontadas 24 oportunidades de melhoria nos setores auditados e apenas duas não-conformidades. "Cada oportunidade de melhoria faz parte deste processo. Considerando que a melhoria contínua é um dos requisitos do Sistema (de Gestão da Qualidade), quanto mais oportunidades de melhoria você tem, isto é mais positivo para a melhoria contínua do Sistema. As não conformidades foram muito mais operacionais, muito pequenas e não comprometeram em absolutamente nada a qualidade da entrega do produto e o atendimento da expectativa do cliente", destaca, ao citar os resultados verificados.
Comprometimento
Para o êxito da auditoria interna, de acordo com a controladora da Alece, um dos principais pontos foi o envolvimento da Diretoria Legislativa, enquanto Alta Direção da Casa, com o processo. "A Diretoria Legislativa demonstrou muito comprometimento e um grande patrocínio com a área certificada, que é a Consultoria. Isso é muito importante, porque quando a área não tem esse patrocínio, o Sistema fica capenga e dificilmente ele flui", avalia.
Sílvia Correia destaca ainda que a Diretoria Legislativa demonstrou integração com os órgãos relacionados ao Sistema. "A Diretoria Legislativa tem tido cuidados como o lançamento do programa de Governança Interativa, que garante essa integração. Percebemos que a Diretoria está praticando e exercendo essa integração com Codins, Coti, Unipace (Escola Superior do Parlamento Cearense), CQS e com a própria Controladoria. Quando se fala em auditoria interna, se fala em parceria. Não se fala em auditoria interna como um ambiente de fiscalização. Não é isso. É um ambiente de confiança e de parceria mútua, para se fazer recomendações e agregar valor ao Sistema", assevera.
Sobre as recomendações apontadas, a controladora da Casa aponta que boa parte delas está relacionada às ações desenvolvidas com o Programa Alece 2030. Ela aponta que o último workshop do Programa será desenvolvido no fim deste mês, quando será possível conseguir 100% de aderência do Poder ao Alece 2030. "A Assembleia não pode hoje ter mais de uma política da qualidade. As áreas certificadas, assim como as outras, têm que linkar com a Política da Qualidade. Temos que buscar esta sinergia junto aos setores", aponta.
Sílvia Correia afirma que o relatório com o resultado completo da auditoria interna será divulgado no próximo dia 19 de novembro e que, no dia 23, haverá uma reunião de análise crítica, com o desenvolvimento de um plano de ação para atender às oportunidades de melhoria. "Esse processo é muito importante para a auditoria externa, que vai chegar logo mais", explica.
Além de Sílvia Correia, atuaram como auditores os servidores Leonel Oliveira, Heline Joyce, Eliana Tavares, Airton Martins, Glafira Veras, Leila Paula, Mônica Custódio, Dafne Teixeira, Inês Eleutério e Silvana Leite.
SC
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032