Controladoria

Controladoria avalia primeiro semestre de 2021

Por ALECE
03/08/2021 14:01

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equipe  da controladoria durante reunião remota equipe da controladoria durante reunião remota - Divulgação / Controladoria

A Controladoria da Assembleia Legislativa do Ceará realizou, no último dia 29 de julho, uma avaliação das atividades desenvolvidas durante o primeiro semestre de 2021. De acordo com a controladora da Alece, Sílvia Correia, na oportunidade, foi realizada uma reunião com toda a equipe que compõe a unidade, quando foi verificado o andamento das ordens de serviço do período de janeiro a julho.

“Tivemos um resultado bem satisfatório. Em que pese o trabalho remoto, não houve comprometimento de absolutamente nada no que diz respeito ao desempenho. Entre o trabalho realizado, destaque-se duas orientações que foram feitas em consultas pela Diretoria Administrativa Financeira”, relata. Conforme ressalta a controladora, a orientação é um mecanismo de caráter preventivo, onde o gestor, antes de tomar a decisão, formula uma consulta à Controladoria. "Fizemos duas orientações acerca de despesas de exercícios anteriores e a outra sobre a lei 173 de 2020", destaca.

Sílvia Correia explica que esta legislação introduzida no ano passado altera e estabelece o controle de gastos com pessoal durante a pandemia da Covid-19. “Fizemos também duas auditorias que são mandatórias e têm de integrar a prestação de contas anual, que são a Auditoria Integrada da Gestão e a auditoria do Fundo de Previdência Parlamentar, que mantém este fundo vinculado orçamentariamente à Alece”, recorda.

Prestação de contas

Com essas atividades, conforme acentua a controladora do Poder Legislativo, foram encerradas as contas de 2020, entregues ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-CE) em 28 de julho. Ela também destacou a atuação das ações estratégicas de controle, que se dão no Conselho de Governança Fiscal. “A Controladoria assessora o presidente da Assembleia (deputado Evandro Leitão - PDT) e nós tivemos como um grande avanço do primeiro semestre a automatização do relatório de gestão fiscal da Alece”, pontua.

De acordo com Sílvia Correia, a Assembleia é obrigada a publicar quadrimestralmente o relatório que demonstra o comprometido das despesas com pessoal em relação à Receita Corrente Líquida (RCL). “Isso era feito manualmente, o que era bem desgastante porque, havia diferenças que eram identificadas pelo TCE-CE e isso exigia uma republicação. Mas conseguimos automatizar, extraindo os dados diretamente da base contábil do Estado para minimizar as falhas e reduzir o trabalho manual", assevera.

Sílvia Correia também agradeceu, durante a reunião, o empenho de toda a equipe para a boa execução do trabalho realizado. Compõem a Controladoria os servidores Édipo Pessoa, Maria Danielle de Almeida, Rafaela Pessoa Mota, Eliana Medeiros, Jacqueline Aragão, Leonel Oliveira, Maria Castello Branco, Scheila Vasques, Glafira Veras, Maria de Fátima de Castro, Maria Luíza Veras, Rosa Rocha, Silvia Maria Penaforte Ribeiro, Airton Martins de Castro, Silvana Leite, Lusiane Cavalcante, Sammy Bezerra e Adailson Sousa Lima.

JS

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