Controladoria apresenta balanço das atividades do Pecci
Por ALECE07/07/2021 12:05
Compartilhe esta notícia:
O Programa de Educação Continuada em Controle Interno (Pecci) da Controladoria da Assembleia Legislativa do Ceará tem como objetivo oferecer qualificação permanente em Controle Interno aos servidores envolvidos no processo de gestão do Poder Legislativo.
Conforme destaca a controladora da Alece, Sílvia Helena Correia, no primeiro semestre deste ano, foram realizados dois cursos e quatro fóruns, contemplando no total, 519 participantes. ''O objetivo principal é disseminar dentro da Assembleia uma cultura de controle, quebrando o paradigma de que só quem faz controle é a Controladoria, bem como sensibilizar o servidor, por meio do compartilhamento de conhecimento e boas práticas, para mostrar que em todas as alçadas da organização a atividade de controle tem que ser exercida'', destaca.
Conforme aponta, após uma pausa por ocasião da pandemia do Coronavírus, as atividades do Pecci foram retomadas em março de 2021, com a realização do curso de treinamento para utilização do sistema Licitalegis, ministrado pelo servidor da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Coti) da Casa, Leones Fernandes de Mendonça Filho. Em abril, a pauta da capacitação foi ''Teletrabalho - Desafios e Técnicas do Trabalho Remoto'', ofertado pela Diretoria Legislativa da Alece, com aulas ministradas pelo instrutor José Cleyton Vasconcelos.
O curso “Gestão Patrimonial'', realizado em fevereiro, marcou o início das atividades do Pecci em 2020, mas, com o início da pandemia, as atividades foram pausadas e retomadas neste ano. "Com o apoio da Célula de Qualificação dos Servidores da Unipace (Escola Superior do Parlamento Cearense), temos realizado de forma remota os cursos e fóruns sobre as temáticas que estão acontecendo na organização. Mesmo com o sobrestamento e pandemia, percebemos um impacto opositivo na organização'', celebra Sílvia Correia.
Fóruns
O XIX Fórum, realizado em março de 2021, tratou sobre a temática “Modelo de Governança da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará''com exposição da titular da Controladoria do Poder Legislativo, Sílvia Correia. No mês de abril, o XX Fórum abordou a "Prestação de Contas anual 2020" com palestra da analista de controle externo do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), Luciana Barbosa Queiroz de Almeida, e a orientadora da célula de Inspeção e Auditoria da Controladoria do Poder Legislativo, Glafira Maria Soares Veras.
Sílvia Correia destaca que o fórum mais recente, realizado em 28 de junho, abordou um tema oportuno, a Lei Geral de Proteção de Dados, já que o Poder Legislativo enfrenta o grande desafio de implantar a LGPD em sua administração. "Trouxemos um professor da Unifor (Universidade de Fortaleza) para abordar o tema e mostrar também a visão da organização. As pessoas já veem na Assembleia o controle não como algo negativo que aponta erros, mas como uma atividade que agrega valor à gestão, que chega antes para prevenir riscos, orientar e, com isso, chegar aos resultados com uma qualidade que a gente espera e que a sociedade merece'', avalia.
Números
O Programa de Educação Continuada em Controle Interno ofertou 1.124 oportunidades de capacitação ao longo de 2018, por meio de 11 cursos e 11 fóruns. Em 2019, 400 vagas em cursos foram disponibilizadas.
JB/JS
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032