Controladoria

Controladora da Alece coordenará Rede Estadual de Controle Interno

Por Júlio Sonsol
14/06/2023 13:53 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Cézar Pinheiro (controlador do município de Sobral), Sílvia Correia e Janyo Argentino (controlador da Câmara Municipal de Maracanaú) Cézar Pinheiro (controlador do município de Sobral), Sílvia Correia e Janyo Argentino (controlador da Câmara Municipal de Maracanaú) - Foto: Divulgação/Controladoria da Alece

A controladora da Assembleia Legislativa do Ceará, Silvia Correia, foi eleita e empossada, nesta terça-feira (13/06), coordenadora da Rede Estadual de Controle Interno da Gestão Pública, que congrega os órgãos controladores estaduais e municipais, e das controladorias do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/CE) e Controladoria Geral da União/Ceará. A eleição foi realizada durante reunião extraordinária da entidade, realizada na Escola de Saúde Pública Visconde de Sabóia, em Sobral.

Além de Silvia Correia, também foram eleitos os secretários da entidade: Janyo Argentino, controlador da Câmara Municipal de Maracanaú (1º secretário), e Cézar Pinheiro, controlador do município de Sobral (2º secretário). O trio irá  coordenar a Rede no biênio 2023-2024.  A controladora da Alece também liderou a entidade no triênio de junho de 2018 a junho de 2021, a primeira gestão da Rede, após a fundação.

"É  uma honra poder coordenar este seleto colegiado. Gratidão aos pares pela confiança! Vamos em frente, sempre agindo de forma republicana no exercício de uma atividade absolutamente imprescindível para uma gestão e uma governança fortes, em prol de um serviço público eficiente e de qualidade", declarou Sílvia Correia, após tomar posse da coordenadoria da Rede.

Eleição foi realizada durante reunião extraordinária da Rede, em Sobral - Foto: Divulgação/Controladoria da Alece

Participantes da Rede

Ela considerou que o maior desafio da nova gestão é ampliar a Rede para os municípios que ainda não participam da entidade. "Hoje, somos 50 participantes, aí inclusos a Alece, o Tribunal de Justiça do Estado (TJCE), Defensoria Pública,  Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), Tribunal de Contas do Estado (TCE-CE), Tribunal Regional Eleitoral e Controladoria Geral da União (CGU). Ou seja, em um universo de 184 municípios, apenas 42 municípios estão integrados à Rede", aponta.

De acordo com Silvia Correia, há a necessidade de ser criado um "padrão mínimo" de atuação do controle interno. Entre as metas iniciais da nova gestão da Rede, a controladora aponta o mapeamento regional de todas as controladorias municipais. "Já temos um bom feedback das prefeituras, mas não das Câmaras Municipais. É preciso saber como está o controle interno dos Legislativos municipais. Temos apenas quatro Câmaras na entidade e precisamos chegar a mais 180", assevera.

A partir do levantamento, será conhecido como estão estruturadas as controladorias. "De posse deste diagnóstico, serão realizadas parceria com a União dos Vereadores e Câmaras Municipais do Ceará (UVC) e com a Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) para alcançar mais poderes executivos e legislativos do Estado", aponta. A partir destes dados, conforme Sílvia Correia,será criado o padrão mínimo de atual.

Controladoria da Alece teve homenagem

A controladora da Alece destacou ainda que no último dia 15 de maio foi realizada sessão solene marcando os cinco anos de criação da Rede Estadual de Controle Interno na Administração Pública. O evento, realizado no Plenário 13 de Maio, atendeu a solicitação do presidente da Casa, deputado Evandro Leitão (PDT), requerente da solenidade.

Foram homenageados durante o evento representantes da Rede Estadual de Controle Interno da Gestão Pública; Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp); Controladoria e Ouvidoria Geral do Ceará; Ministério Público do Estado; controladores dos municípios de Sobral, Aracati, Caucaia, Cascavel, Horizonte, Alto Santo, São Benedito e Maracanaú, além da Controladoria e Ouvidoria Geral de Fortaleza.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

Veja também