Departamento de Saúde e Assistencia Social

Conscientização sobre saúde do homem é prioridade no Agosto Azul

Por ALECE
10/08/2022 13:56 | Atualizado há 1 ano

Compartilhe esta notícia:

Médico Túlio Osterne aponta que seis em cada dez mortes na faixa etária entre 20 e 59 anos de idade são de homens Médico Túlio Osterne aponta que seis em cada dez mortes na faixa etária entre 20 e 59 anos de idade são de homens - Arte: Divulgação/ Alece

O mês de agosto é dedicado à conscientização e a adoção de medidas voltadas à saúde do homem. Enquanto as mulheres geralmente visitam um ginecologista desde a adolescência e realizam exames de rotina para cuidar da saúde íntima, culturalmente a população masculina  não possui esse hábito.

De acordo com levantamento do Centro de Referência em Saúde do Homem, do Ministério da Saúde, cerca de 70% dos homens que procuram um médico o fazem por influência de familiares.Para mudar essa realidade, foi criada a campanha Agosto Azul, por meio da Lei N° 17.099 de 2012. A iniciativa busca conscientizar os homens sobre a importância de procurar atendimento médico e realizar consultas de rotinas, como aferir pressão e fazer teste de diabetes.

O médico Túlio Osterne, chefe da Célula Médica do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, destaca que o Agosto Azul estimula a promoção da saúde do homem. Conforme alerta, na faixa  etária que compreende entre 20 e 59 anos, os homens são responsáveis por seis de cada dez mortes.

''Os homens muitas vezes são avessos a autoproteção e ao autocuidado. Eles vão com pouca frequência aos consultórios médicos, principalmente nessa  faixa etária. Sabemos que a prevenção é o melhor tratamento de saúde que podemos ter para uma série de doenças, incluindo as doenças cardíacas, doenças vasculares cerebrais, vasculares periféricas e metabólicas'', afirma.

O médico sugere a prevenção em dois pilares: alimentação  adequada e atividade física regular. ''As duas coisas se correlacionam e ajudam a evitar a obesidade e consequentemente outras complicações. Durante o ano todo, escolha cuidar de si'', alerta.

JB

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

WhatsApp: 85.99717.1801

Veja também