Confraternização natalina mobiliza público beneficiado pelo Sapi
Por Julyana Brasileiro10/12/2024 04:31 | Atualizado há 1 mês
Compartilhe esta notícia:
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Terapia Ocupacional do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), promoveu, nesta segunda-feira (09/12), confraternização de Natal para o público beneficiado pelo Serviço de Atenção ao Adulto e à Pessoa Idosa (Sapi). O Serviço atende servidores aposentados, dependentes de servidores e público geral, com atendimento multidisciplinar, buscando a melhoria na qualidade de vida do público assistido.
Durante a atividade, no anexo III (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque), a orientadora da Célula de Terapia Ocupacional do DSAS, Milene Mota, ressaltou que a confraternização natalina é um momento oportuno para agradecimento, reflexão e celebração dos resultados do Sapi. O Serviço atua na prevenção do declínio cognitivo por intermédio de estimulação, treino e/ou reabilitação cognitiva mediante atendimento inter e multidisciplinar.
''Além da estimulação, o treino e a reabilitação cognitiva, trabalhamos também a socialização em momentos como esse, para que as pessoas atendidas possam trocar experiências de vida. Encerramos o ano com o sentimento de gratidão. O Sapi nasceu com uma turma e a procura foi tão grande que atualmente temos dias em que são atendidos cerca de 30 idosos”, estimou.
Luis Edson Sales, diretor do DSAS, durante a celebração - Foto: Celso Oliveira
Histórico do Sapi
Rejane Sales, orientadora da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas, recordou emocionada que o Sapi foi um projeto idealizado pela servidora Lucila Bomfim (in memoriam), que recebeu apoio da primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão.
''No início da gestão do presidente Evandro Leitão, a doutora Lucila Bomfim nos procurou junto ao Núcleo de Saúde Mental. Sentamos e traçamos todo um projeto, procuramos a primeira-dama Cristiane Leitão e assim fizemos a implementação. Tivemos a ideia de criar uma equipe multidisciplinar no sentido de entrarmos com Enfermagem, a Terapia Ocupacional, a Psicopedagogia, a Nutrição, enfim, todas as Células, no sentido de termos um profissional de cada Célula para oferecer suporte a esses idosos'', apontou. Durante a atividade, houve apresentação do Coral da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa (Coral Assalce).
Celebração teve apresentação do Coral Assalce - Foto: Celso Oliveira
O diretor do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), Luis Edson Sales, destacou que Lucila Bonfim deixou um legado. ''Me sinto extremamente satisfeito vendo a proporção que esse projeto tomou. Temos aqui um público engajado com a melhoria da qualidade de vida e autoestima. O Sapi oferta um serviço multidisciplinar com profissionais de excelência. Agradecemos também a nossa primeira-dama, Cristiane Leitão, por ter abraçado a causa da doutora Lucila Bomfim, com o Sapi”, afirmou.
Saiba mais
O Sapi contempla intervenções preventivas para possíveis comprometimentos cognitivos que podem acometer o adulto e a pessoa idosa. A iniciativa visa elaborar ações que promovam a saúde, de forma integral, sendo imprescindível o trabalho interdisciplinar para que os resultados sejam satisfatórios.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/
Veja também
Roda de conversa sobre câncer de próstata dá continuidade ao Novembro Azul
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), por meio da Célula de Clínica Médica do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), reali...
Autor: Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do DSAS