Dicas de Saúde

Confira orientações no Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Por Júlio Sonsol, com Assessoria de Imprensa do Comitê de Responsabilidade Social da Alece
27/07/2023 06:41

Compartilhe esta notícia:

Marco legal se deu em 1972, com as Portarias 3236 e 3237 Marco legal se deu em 1972, com as Portarias 3236 e 3237 - Arte: Publicidade/Alece

A data alusiva ao Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho, comemorada em 27 de julho, nesta quinta-feira, foi criada há 51 anos, para marcar a conquista de melhorias nas condições de saúde e segurança no ambiente laboral. O marco legal se deu em 1972, com a publicação das Portarias 3236, que instituiu o Plano Nacional de Valorização do Trabalhador, e 3237, que tornou obrigatórios os serviços de medicina do trabalho e engenharia de segurança do trabalho em todas as empresas com mais de 100 empregados, determinando a atuação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).

A técnica de Segurança do Trabalho, da Célula de Saúde e Segurança do Trabalho, do Comitê de Responsabilidade da Assembleia Legislativa do Ceará, Débora Lucena, destaca a importância da data. "Hoje devemos aproveitar para fazer uma análise e buscar desenvolver ações preventivas e educativas, no sentido de reduzir estes eventos no ambiente de trabalho", pontua.

De acordo com ela, existem orientações importantes para a proteção dos servidores, relacionadas principalmente ao bem-estar. "Podemos realizar a identificação dos riscos, realizar palestras educativas, incentivo ao uso correto dos equipamentos de proteção individuais (EPIs) e o programa de cuidado voltado aos servidores", exemplifica. Conforme Débora, por meio destas ações é possível evitar e reduzir o impacto de enfermidades ocupacionais.

“Temos que prezar sempre pela atenção em nosso ambiente de trabalho, mantendo o local limpo e organizado, comunicando os incidentes e fazendo o uso correto dos equipamentos. Desse modo, podemos ter vários benefícios, como colaboradores satisfeitos, clima organizacional agradável e um ambiente mais seguro. A prevenção de acidentes é vida. A gente precisa cultivar essa ideia e viver sempre com segurança”, defende.

Comitê de Responsabilidade Social da Alece promove atividades voltadas à prevenção de acidentes de trabalho - Foto: Paulo Rocha

Saiba mais

Segundo levantamento do Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho, o Brasil registrou 2,5 mil óbitos e 572 mil acidentes de trabalho graves em 2021, um aumento de 30% em relação ao ano anterior. Ainda de acordo com a plataforma, no mesmo ano, houve mais de 153 mil concessões de auxílio-doença acidentário e 4 mil aposentadorias por invalidez decorrentes de acidentes.

A Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental realiza um trabalho contínuo que busca o uso racional dos recursos naturais e bens públicos, a gestão adequada dos resíduos gerados, as construções e compras públicas sustentáveis, a promoção da qualidade de vida no ambiente de trabalho e a sensibilização e capacitação dos servidores na questão ambiental.

Por meio da Célula, sao realizadas campanhas educativas, formações, eventos sobre sustentabilidade, coleta, separação e doação para associações dos resíduos recicláveis do Poder Legislativo, bem como de pilhas, baterias e resíduos eletroeletrônicos para logística reversa. 

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032         

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também