Dicas de Saúde

Confira orientações no Dia Mundial da Saúde Digestiva

Por Núcleo de Comunicação Interna da Alece, com Assessoria de Imprensa do DSAS
29/05/2024 08:50 | Atualizado há 5 meses

Compartilhe esta notícia:

Orientações sobre o tema são do médico Heitor Férrer, do DSAS Orientações sobre o tema são do médico Heitor Férrer, do DSAS - Foto: Divulgação

O Dia Mundial da Saúde Digestiva, comemorado nesta quarta-feira (29 de maio), foi instituído pela Organização Mundial de Gastroenterologia para mobilizar e orientar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce das doenças do aparelho digestivo. De acordo com a Organização, 20% da população global sofrem algum tipo de problema intestinal.

O médico e ex-deputado estadual Heitor Férrer, da Célula de Clínica Médica do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), informa que uma boa saúde digestiva depende, em primeiro lugar, de boa higienização dos alimentos. “O cuidado com a higienização dos alimentos frescos, como frutas, verduras e legumes, é importante para a eliminação de possíveis impurezas, bem como de micróbios e parasitas que podem estar presentes nesses alimentos”, explica.

Na avaliação do médico, o segundo cuidado consiste em propiciar uma deglutição adequada. “A mastigação deve ser suficiente para que o alimento chegue ao estômago em consistência similar a de uma papa. Além disso, é importante não se deitar com o estômago cheio e evitar comer após as 19 horas”, orienta.

Heitor Férrer também destaca o papel dos exames preventivos, em especial da endoscopia digestiva alta, procedimento capaz de detectar gastrites, esofagites e úlceras que podem estar relacionadas a doenças graves. “A endoscopia digestiva alta é o procedimento mais adequado para rastreamento e diagnóstico das lesões pré-malignas, tumores, refluxos e úlceras do tubo digestivo, e é o principal procedimento preventivo contra o câncer”, explica.

Saiba mais

Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o câncer de estômago é o quarto tipo mais frequente entre os homens e o sexto entre as mulheres no Brasil. As principais doenças do aparelho digestivo são a gastrite, doença do refluxo, intolerância à lactose e as doenças inflamatórias intestinais.

Conteúdo digital: Assessoria de Imprensa do DSAS

Edição: Salomão de Castro

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também