Confira opções de transporte público para participar do Vem pra Alece
Por Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias e Assessoria da Alece16/10/2023 17:27 | Atualizado há 3 meses
Compartilhe esta notícia:

Já está quase tudo pronto para a primeira edição do Vem pra Alece, que será realizada no próximo domingo (22/10), a partir das 7 horas, na sede da Assembleia e entorno. O projeto reforça o movimento de Parlamento aberto e busca a aproximação contínua entre a população e as atividades da Casa do Povo. Durante o dia, diversos órgãos vão ofertar serviços, lazer, cultura, história e promoção à cidadania.
Caso vá se deslocar por meio de transporte público, há diversas opções de linhas para chegar à Assembleia. Para fazer o desembarque pela avenida Desembargador Moreira, você pode utilizar itinerários como 027 - Siqueira/Papicu/Aeroporto, 030 - Siqueira/Papicu/13 de Maio, 702 - Antônio Sales/Dionísio Torres/Centro, 680 - José Walter/Papicu/Cidade Jardim e 029 - Parangaba/Náutico.
Já para desembarcar na avenida Pontes Vieira, as opções são as linhas 075 - Campus do Pici/Unifor, 855 - Bezerra de Menezes/Washington Soares, 031 - Borges de Melo I e 032 - Borges de Melo II. Há ainda a possibilidade de usar o transporte alternativo com a linha 755 - Curió/RioMar Kennedy.
Outra alternativa é se deslocar por meio do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que liga a Parangaba ao Mucuripe e fazer o desembarque na estação Pontes Vieira. Confira os horários disponíveis no site do Metrofor.
Ações de sustentabilidade integram programação
O projeto Vem pra Alece, que acontece no dia 22 de outubro, até 14 horas, vai contar com atividades voltadas para a promoção da sustentabilidade ambiental. Na ocasião, a Assembleia vai disponibilizar uma ampla programação, com a oferta de serviços de saúde, lazer, cultura, história e cidadania, bem como promover ações de caráter sustentável.
O assessor da Célula de Sustentabilidade e Gestão Ambiental da Alece, Yuri Passos, diz que a iniciativa chega como uma forma de “aproximar o Parlamento da população”. A programação voltada para a sustentabilidade, segundo adianta, contempla oficinas de compostagem doméstica, que vão explicar a importância dessa prática no descarte dos resíduos orgânicos, distribuição de mudas nativas para a população, atividades com catadores, entre outras ações.
“Nós vamos ter ainda rodas de conversas sobre mudanças climáticas, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Sema). Mostrar também a importância de preservar as áreas verdes que temos nas cidades, mantendo a biodiversidade nativa”, destaca Yuri Passos.
O maior desafio do evento, ainda segundo ele, vai ser o de promover uma coleta seletiva ao longo do dia de atividades. “Em parceria com associações de catadores, nós vamos fazer uma triagem dos materiais para, ao final do evento, destinar esses resíduos reciclados para essas associações. É uma forma de reconhecer a classe e demonstrar a importância do devido gerenciamento de resíduos”, assinala.
A programação do Vem pra Alece vai ofertar serviços do Centro de Mediação e Gestão de Conflitos, do Procon Assembleia, da Casa do Cidadão e do Departamento de Saúde e Assistência Social. Serão realizadas ainda uma feira de orgânicos e de artesanato, atividades voltadas para o público infantil, espaço gastronômico, além de apresentações de artistas premiados em edições do Festival de Arte e Cultura realizados em diferentes regiões do Estado durante as Assembleias Itinerantes.
Serviço: Vem pra Alece. Onde: Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e entorno. Endereço: Av. Desembargador Moreira, 2807, Dionísio Torres, Fortaleza/CE (entrada pela rua Barbosa de Freitas, próximo à esquina com a avenida Pontes Vieira). Quando: domingo (22/10), a partir das 7 horas.
Edição: Salomão de Castro
Núcleo de Comunicação Interna da Alece
Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br
Telefone: 85.3257.3032
Veja também

Alece TV e FM iniciam segundo semestre com volta da programação regular e conteúdos inéditos
Com o encerramento do recesso parlamentar, a Alece TV (canal 31.1) e a Alece FM (96,7 MHz) voltaram, na segunda-feira (04/08), com a programação regul...
Autor: Narla Lopes/Agência de Notícias da Alece
Série especial da Alece FM aborda os 190 anos de história do Legislativo cearense
A Alece FM (96,7 MHz) apresenta, em uma série de quatro reportagens especiais, a trajetória da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) a par...
Autor: Ariadne Sousa/Agência de Notícias
Veículos de comunicação da Alece alteram programação até 31 de julho
A Alece TV (canal 31.1) e a Alece FM (96,7 MHz), veículos de comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), passam por alterações n...
Autor: Guilherme de Andrade/Agência de Notícias da Alece