Coordenadoria de Comunicação Social

Comunicação da Alece tem trabalhos de jornalismo premiados no TRE-CE e ACM

Por ALECE
09/12/2022 12:46

Compartilhe esta notícia:

Profissionais da Alece comemoram prêmios de jornalismo conquistados Profissionais da Alece comemoram prêmios de jornalismo conquistados - Fotos: Rafael Luís

Veículos que integram a Coordenadoria de Comunicação Social da Assembleia Legislativa do Ceará conquistaram, nesta quinta-feira (08/12), quatro premiações nos concursos jornalísticos realizados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) e pela Associação Cearense de Magistrados (ACM). Os trabalhos vitoriosos, da Rádio FM Assembleia 96,7 e TV Assembleia, ficaram entre a primeira e a terceira colocação nos prêmios.

A série de reportagens "Voto de Papel: Uma Página Virada", da Rádio FM Assembleia 96,7, que ficou em primeiro lugar no Prêmio TRE-CE de Jornalismo, resgatou episódios de insegurança no processo eleitoral no Brasil na era anterior à adoção da urna eletrônica, em 1996, tendo publicada nos dias 23 e 24 de agosto. Em duas reportagens, a série também destacou como o Brasil conquistou, com a urna eletrônica, uma confiança e velocidade na apuração dos votos que são inspiração para democracias mundo afora.

A série de reportagens “Voto de Papel: Uma Página Virada” contou com produção e narração de Jocasta Pimentel, edição de texto de Rafael Luis Azevedo, edição de áudio de Jorge Luiz, sonoplastia de Ronaldo César e consultoria de Salomão de Castro.

O ex-gerente da FM Assembleia e atual gerente da TV Assembleia, Rafael Luis Azevedo afirmou que a radio FM Assembleia tem sido bem reconhecida em premiações de jornalismo nos últimos meses. "Apresentamos uma grande variedade de servidores envolvidos, alguns dos quais nunca haviam feito reportagens na carreira. Isso é reflexo de uma escolha recente, de uma forte descentralização da produção na redação. Fico feliz com a empolgação da equipe com as novas oportunidades", acentuou.

Jocasta Pimentel lembrou que a série fez uma perspectiva histórica sobre a evolução do voto no Brasil, até chegar a urna eletrônica e seus aperfeiçoamentos. "Através desse resgate, nos mostrando a importância do aperfeiçoamento do processo eleitoral, até os dias de hoje. Nós mostramos também o quanto a Justiça e os cidadãos brasileiros ganharam com isso".

Já a TV Assembleia (canal 31.1) conquistou o terceiro lugar na mesma premiação com a série de reportagens “O Voto no Brasil: construção e fortalecimento da Democracia”. O material mostrou foram os primeiros pleitos no País, quem podia votar e os avanços do processo democrático ao longo das décadas, bem como a implantação da urna eletrônica, que transformou o sistema eleitoral brasileiro em referência mundial em segurança, celeridade e transparência do pleito. Também foram abordadas a desinformação e as fakenews, que ameaçam a democracia brasileira pondo em dúvida a lisura do sistema de votação e a luta da Justiça Eleitoral, para levar ao eleitor a verdade sobre a segurança das urnas eletrônicas.

A série “O Voto no Brasil: construção e fortalecimento da Democracia” foi exibida na TV Assembleia (canal 31.1) de 21 a 23 de setembro, nos telejornais Primeiro Expediente, em dois horários. Além das reportagens e edição de texto de Cibele Couto, a série contou com a produção da jornalista Suely Frota, imagens do cinegrafista Reginaldo Silva, edição de imagens Paulo André, edição de arte e drone de Daniel Cardoso e, no transporte da equipe, Félix Magalhães.

Suely Frota considerou que receber um prêmio, pelo reconhecimento do trabalho realizado é sempre motivo de satisfação. "Nós buscamos sempre a qualidade, procurando levar o melhor ao telespectador. Ao todo, a TV Assembleia já conquistou 17 prêmios nos últimos quatro anos, sendo quatro de abrangência nacional. Isso demonstra que temos condições de estarmos entre as melhores do país".    

Prêmio da Associação Cearense de Magistrados

Na premiação jornalística concedida pela Associação Cearense de Magistrados (ACM), a Rádio FM Assembleia 96,7 também ficou na primeira colocação, com “A vida depois dos 18: Um lar para quem não foi adotado”, do jornalista Sílvio Augusto, com equipe composta por Rafael Luís Azevedo, Ronaldo César e Jorge Luiz Costa Lima. Conforme Rafael Luis Azevedo, a reportagem ofereceu um olhar sobre uma importante e desconhecida iniciativa que vem sendo realizada em Fortaleza, bem como o dilema dos jovens de abrigos que completam 18 anos sem que sejam adotados. “O projeto das repúblicas para essa população ameniza a questão, ao menos até esses garotos e garotas atingirem 21 anos, já um pouco mais maduros”, afirmou.

Já a reportagem especial "Vocação de Fazer Sorrir", também da Rádio FM Assembleia 96,7 que apresenta projetos sociais mantidos por cursos de Odontologia do Ceará, ficou com a terceira colocação. Entre iniciativas da Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade de Fortaleza (Unifor) e Centro Universitário Fametro (Unifametro), o conteúdo mostrou projetos que fazem atendimentos gratuitos a comunidades, ao público idoso e a mulheres vítimas de violência doméstica. O material tratou dos projetos desenvolvidos nas faculdades de Odontologia que ultrapassam as fronteiras da gratuidade, garantindo qualidade de vida, dignidade e recuperação da saúde, com a possibilidade de tratamento especializado ao público atendido.

A reportagem "Vocação de Fazer Sorrir: Os projetos sociais de cursos de Odontologia do Ceará" contou com produção e narração de Jocasta Pimentel, edição de texto de Rafael Luis Azevedo, edição de áudio de Jorge Luiz, sonoplastia de Gilson Lima e supervisão de Ronaldo César.

Confira o resultado dos prêmios

TRE-CE

Radiojornalismo

1º lugar
Voto de Papel: Uma Página Virada, com produção e narração de Jocasta Pimentel, edição de texto de Rafael Luis Azevedo, edição de áudio de Jorge Luiz, sonoplastia de Ronaldo César e consultoria de Salomão de Castro (Rádio FM Assembleia 96,7)

2º lugar
O Caminho do Povo, de Nathally Kimberly (Rádio O Povo CBN)

3º lugar
Urnas eletrônicas: Voto e confiança unidos pela democracia, de Lorrane Mendonça (Rádio Jangadeiro BandNews)


Telejornalismo

1º lugar
Reportagem especial: Eleições 2022, de Lúcio Gleison Uchoa Lima (TV Fortaleza)

2º lugar
Eleições 2022, de Aline Oliveira (TV Verdes Mares)

3º lugar
O Voto no Brasil: construção e fortalecimento da Democracia, com reportagens e edição de texto de Cibele Couto, produção da jornalista Suely Frota, imagens do cinegrafista Reginaldo Silva, edição de imagens Paulo André, edição de arte e drone de Daniel Cardoso e, no transporte da equipe, Félix Magalhães (TV Assembleia)

 

Fotojornalismo

1º lugar
A matemática da votação, de Fabiane de Paula (Diário do Nordeste)

2º lugar
O preço das campanhas, de Fabiane de Paula (Diário do Nordeste)

3º lugar
O potencial dos partidos nas eleições, de Natinho Rodrigues (Diário do Nordeste)

 

Impresso/Web

1º lugar
Urnas Eletrônicas: entre a verdade e a mentira, de Filipe Pereira da Silva (O Povo)

2º lugar
Ipespe: 75% dos cearenses acreditam em sistema de voto brasileiro, de Carlos Eduardo Passos Holanda (O Povo)

3º lugar
Baú da política: especial urnas eletrônica, de Luana Magalhães de Barros (Diário do Nordeste)

 
ACM

Radiojornalismo

1º lugar
“A vida depois dos 18: Um lar para quem não foi adotado”, de Sílvio Augusto, com equipe composta por Rafael Luís Azevedo, Ronaldo César e Jorge Luiz Costa Lima (Rádio FM Assembleia 96,7)

2º lugar
"Exposed Fortal", de Emanoela Campelo (Verdinha –Rádio Verdes Mares)

3° lugar
"Vocação de Fazer Sorrir: Os projetos sociais de cursos de Odontologia do Ceará", com produção e narração de Jocasta Pimentel, edição de texto de Rafael Luis Azevedo, edição de áudio de Jorge Luiz, sonoplastia de Gilson Lima e supervisão de Ronaldo César (Rádio FM Assembleia 96,7)

 

Fotojornalismo

1º lugar
Fábio Lima - O Povo

2º lugar
Fabiane de Paula - Diário do Nordeste

 

Telejornalismo

1º lugar
"Por amor ao padrasto, menino de 8 anos pede troca de nome em carta à juíza", de Alessandro Torres (TV Globo)

2º lugar
"Iniciativas deixam o acesso aos serviços mais simples e fácil no Ceará", de Aloisio Coutinho (TV Jangadeiro)

3° lugar
“Cearense sem sobrenome luta em busca de direitos básicos à vida”, de Aline Oliveira (TV Verdes Mares)

 

On-line/impresso

1º lugar
"Pandemia reduz adoção de crianças na Capital", de Nícolas Paulino (Diário do Nordeste)

2º lugar
"Por dia, Justiça expediu 18 mandados de prisão de pais que não pagaram pensão no Ceará", de Jéssika Sisnando (O Povo)

3º lugar
"Em 9 meses, Ceará registra 48 casos de maus-tratos", de Yasmim Rodrigues (O Estado)

Serviço:

Links da série de reportagens da FM Assembleia Voto de Papel: Uma Página Virada, vencedora do concurso do TRE-CE

Voto de papel Parte 1: https://open.spotify.com/episode/4PubABRJHHJ7RYCe13Wx7r

Voto de papel Parte 2: https://open.spotify.com/episode/5L60wyCp4wcc2RwClgwLvw

Link da reportagem A vida depois dos 18, da FM Assembleia vencedora do concurso da Associação Cearense de Magistrados

https://open.spotify.com/episode/335qfOYr8IFfN1ymGQvHAa

Link da reportagem Vocação de fazer sorrir, terceiro lugar no concurso da Associação Cearense de Magistrados

https://open.spotify.com/episode/6IJeoTmlzvV9utnn4CUtG6

SC/JS

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

WhatsApp: 85.99717.1801

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também