Comunicação da ALCE recebe seis prêmios jornalísticos em 2018
Por ALECE20/12/2018 16:31
Compartilhe esta notícia:
A Comunicação da Assembléia Legislativa do Ceará (ALCE) recebeu seis prêmios jornalísticos ao longo de 2018, em reconhecimento inédito na história da Casa. A Rádio FM Assembleia 96,7 foi agraciada com três prêmios e a TV Assembleia com dois nas categorias radiojornalismo e telejornalismo respectivamente, bem como com um terceiro prêmio relativo à cobertura jornalística sobre cooperativismo.
A TV Assembleia ficou em primeiro lugar na categoria telejornalismo na 4ª edição do Prêmio Prefeitura de Fortaleza de Jornalismo, realizado nesta quarta-feira (19/12), com a série "Educação, caminho de oportunidades". São quatro matérias, que mostram a situação de violência que envolve jovens por falta de oportunidades, fazendo com que a única saída para transformar a realidade dessas pessoas seja a educação. O trabalho teve como produtora a jornalista Suely Frota, reportagem e edição de texto de Cibele Couto, imagens com Pedro Paulo Barbosa e Geneci Filho, edição de imagens com Ribamar Júnior e Márcio Moreira, artes e finalização de Daniel Cardoso e motorista Félix Magalhães.
"Como profissional de uma TV estatal, esses prêmios representam muito pra gente. Nós temos muitas limitações e apesar disso nós temos um grupo muito forte e competente. Esse reconhecimento mostra que nós somos uma TV com qualidade e com condições de competir com qualquer uma”, revela Suely Frota.
Na categoria Radiojornalismo, a Rádio FM Assembleia 96,7 foi a primeira colocada, com abordagem sobre os desafios de quem mora no Centro de Fortaleza. "Apesar de ter sido um trabalho de muita pesquisa nós concluímos em pouco tempo, mas nós tivemos por base o projeto da prefeitura que visa requalificar o Centro, trazendo pessoas para morar na região", informa a jornalista e diretora Fátima Abreu.
A matéria teve como produtora as jornalistas Fátima Abreu e Tarciana Campos, o apresentador Narcélio Limaverde, edição de Nabucodonosor Queiroz e Jorge Luís e direção de Ronaldo César.
II Prêmio ADPEC de Jornalismo
No último dia 18 de dezembro, a Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Ceará (ADPEC) premiou com o 2º lugar a TV Assembleia com uma série com cinco matérias também que mostra a situação de pessoas que não têm o Registro Civil, o que gera a negação dos seus direitos negados na prática. Esta série tem a produção da jornalista Suely Frota, reportagem e edição de texto da jornalista Oona Quirino, imagens de Pedro Paulo Barbosa, edição de Márcio Moreira e Ribamar Júnior, arte e produção de Daniel Cardoso e contou ainda com o motorista Félix Magalhães.
A Rádio FM Assembleia 96,7 também trabalhou no tema "O Direito do Registro Civil", ficando em 3º lugar na premiação, na categoria radiojornalismo, com uma entrevista com apresentador o jornalista Narcélio Limaverde, com produção da jornalista Fátima Abreu, coprodução da jornalista Layanne Campos, direção de estúdio Ronaldo César e como contrarregra Simone Silva.
Prêmio Gandhi de Jornalismo
No último dia 5 de dezembro, a Rádio FM Assembléia 96,7 ganhou o quinto prêmio Ghandi, da agência Boa Notícia, com a matéria "O direito de ser mulher", que aborda os diversos aspectos que envolvem a temática e destaca a trajetória de personagens consagradas na história do Ceará, tais como Bárbara de Alencar, Jovita Feitosa, Ana Bilhar e Maria Tomásia. A reportagem especial teve como produtora a jornalista Fátima Abreu e Tarciana Campos, edição de Nabucodonosor Queiroz e Ronildo Lins e direção de Ronaldo César.
Cooperativismo
Em 27 de agosto deste ano, a TV Assembleia conquistou o primeiro lugar no prêmio da Organização das Cooperativas Brasileiras (Sistema OCB) com a série de reportagens, cinco no total, com o tema: "Cooperativismo: Unindo forças, transformando realidades". O trabalho teve a produção e edição de textos da jornalista Suely Frota, imagens de Pedro Paulo Barbosa e Nilson Filho, reportagem da jornalista Camila Carvalho, edição de Rafael Pedrosa, artes e finalização Daniel Cardoso e motorista Félix Magalhães.
Um dos episódios da séria fala sobre a Cooperativa dos Agricultores da Serra da Ibiapaba (Coapoi), com sede em São Benedito, que é a primeira cooperativa de orgânicos do estado. A matéria mostra como funciona a comercialização e produção de orgânicos.
Veja também
Alece FM celebra 17 anos comprometida com a transparência legislativa
A rádio Alece FM (96,7 MHz) completou 17 anos de atuação nesta quarta-feira (06/11) e fortalece, cada vez mais, o compromisso com a transparência das...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias da AleceApós obras de restauração, Plenário 13 de Maio é reaberto em sessão ordinária
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) reabriu, na manhã desta quarta-feira (06/11), o Plenário 13 de Maio, em cerimônia que reuniu parla...
Autor: Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias da AleceAlece reabre Plenário 13 de Maio nesta quarta-feira (06/11)
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, nesta quarta-feira (06/11), a partir das 9 horas, a reabertura do Plenário 13 de Maio, re...
Autor: Salomão de Castro, com Agência de Notícias da Alece