Comitê de Responsabilidade Social

Comitiva da Secult conhece projetos da Alece

Por Núcleo de Comunicação Interna, com Assessoria de Imprensa do Comitê de Resposabilidade Social da Alece
21/02/2024 13:46 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

Encontro foi no Anexo III Encontro foi no Anexo III - Fotos: Divulgação/Comitê de Responsabilidade Social da Alece

Uma comitiva da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) esteve nesta quarta-feira (21/02), conhecendo os projetos da Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas do Comitê de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), no Anexo III da Casa (Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque). Uma das iniciativas que os integrantes puderam conhecer foi o "Afetos literários - Biblioterapia & Escritoterapia: a arte cuidando do ser", que consiste em promover a leitura como ferramenta para o bem-estar emocional e o autoconhecimento.

O grupo foi recepcionado pela equipe de psicólogas da Célula, incluindo a orientadora Rejane Sales, que destacou a importância da execução do projeto para os cuidados relacionados à saúde mental.

“A biblioterapia tem ganhado cada vez mais reconhecimento mundial. Na Alece, nós temos a oportunidade de oferecer essa iniciativa aos nossos servidores, dependentes e visitantes como uma forma de estender os cuidados referentes à saúde mental. Ficamos felizes em disseminar essa prática, que contribui diretamente para a construção de um mundo melhor”, afirmou.

Impacto entre servidores

A biblioterapeuta Jacqueline Assunção, que é responsável por coordenar o projeto, salientou que em 2023 a ação impactou diretamente os servidores em algumas datas marcantes do ano e que a expectativa é que o projeto se expanda e ganhe novas temáticas em 2024.

Servidoras da Secult e Comitê de Responsabilidade Social - Foto: Divulgação/Assessoria do Comitê de Responsabilidade Social da Alece

“Ficamos muito felizes em receber a comitiva da Secult para conhecer de perto como fazemos e trabalhamos com essa importante metodologia. No ano passado, conseguimos realizar proveitosas rodas de conversas em torno de algumas datas especiais e chamamos a atenção sobre assuntos pertinentes de forma leve. Nossa expectativa é fazer com que o projeto siga se expandindo, ganhando novas temáticas e novos parceiros. Afinal, só encontramos benefícios em sua realização”, ponderou.

Repercussão

Uma das integrantes do grupo, Yannasha Barros, componente da Célula de Gestão de Pessoas da Secult, afirmou que o encontro foi impactante para todos que estavam conhecendo o espaço. Em sua avaliação, o encontro servirá como uma base para que a Secretaria trabalhe ainda mais o aspecto emocional dos seus colaboradores.

“Cada detalhe dos projetos nos impactou. Fiquei muito feliz em conhecer esse espaço e saber que ele existe dentro de um prédio público. Nosso desejo na Secretaria da Cultura é fazer um ambiente interno mais leve e harmonioso, proporcionando qualidade de vida aos nossos servidores. Essa visita nos motivou ainda mais para trabalhar essa importante cultura organizacional voltada para os aspectos emocionais”, disse. 

Saiba mais

A Célula de Saúde Mental e Práticas Sistêmicas Restaurativas  é vinculada ao Comitê de Responsabilidade Social da Alece e desenvolve iniciativas com foco na saúde mental, questões socioemocionais, comunicação não violenta, vivências pessoais e desenvolvimento sistêmico com o público interno e externo. Também realiza grupos de exercícios sistêmicos, efetivando estratégias de autoconhecimento e autocuidado.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

 

 

Veja também