Comitê de Responsabilidade Social

Comitê de Responsabilidade Social da Alece participou do 1º Fórum ESG O Povo

Por Núcleo de Comunicação Interna, com Agência de Notícias e Assessoria da Alece
15/07/2024 13:38 | Atualizado há 1 mês

Compartilhe esta notícia:

Amanda Melo, articuladora do CRS da Alece, durante o evento Amanda Melo, articuladora do CRS da Alece, durante o evento - Foto: Dário Gabriel

Especialistas, empresários e representantes do setor público se reuniram durante o 1º Fórum ESG O POVO, para debater sobre os desafios atuais nas áreas ambiental, social e governança, nesta sexta-feira (12/07). A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) marcou presença no evento por meio do Comitê de Responsabilidade Social (CRS). O encontro aconteceu na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e foi realizado pelo Grupo de Comunicação O Povo.

Representando o órgão do Legislativo Estadual, a articuladora do Comitê de Responsabilidade Social (CRS) da Alece, Amanda Melo, destacou a forte presença de mulheres na liderança do comitê, bem como a atuação do CRS por meio de células que trabalham temas como ações de cidadania, empreendedorismo de impacto social, sustentabilidade, gestão ambiental, saúde mental e saúde e segurança do trabalho. Ela falou sobre iniciativas na área social no painel mediado pela jornalista Carol Kossling.

A articuladora do comitê ressaltou os compromissos da Alece e seu empenho em incentivar as administrações municipais a seguirem a agenda ESG. Com esse objetivo, a Casa lançou o Selo Alece ESG na Gestão Pública, em junho, com o objetivo de reconhecer e estimular gestões públicas a desenvolverem ações de responsabilidade socioambiental e boas práticas de governança. 

Sobre o Selo Alece ESG na Gestão Pública

Atenta às questões ambiental, social e de governança, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) criou o Selo Alece ESG na Gestão Pública com o intuito de reconhecer e estimular os municípios e administradores públicos a engajarem suas gestões no desenvolvimento de ações de responsabilidade socioambiental.

A iniciativa é desenvolvida por meio do Comitê de Responsabilidade Social da Alece, em parceria com o Governo do Estado, e está com inscrições abertas até o dia 19 de julho. Os municípios interessados em aderir ao Selo Alece ESG na Gestão Pública podem encontrar as informações sobre a certificação, inscrição, requisitos de participação no site Alece ESG.

Painel Social reuniu representantes da Alece, da Secretaria da Igualdade Racial do Ceará e do grupo M. Dias Branco - Foto: Dário Gabriel 

"Com o selo, temos o intuito de municipalizar essa agenda e dar o entendimento a essa gestão municipal da importância e dos benefícios que a gestão pública vai ter em trabalhar esses princípios. A partir do momento que trabalha os aspectos sociais, trabalha a questão ambiental, olha para as mudanças climáticas, a elaboração de um plano de mudanças climáticas, o cidadão sente essa transformação”, explicou a articuladora do CRS durante o evento.

Amanda Melo destacou ainda que o município, ao implementar os princípios ESG, melhora sua visibilidade e estimula os municípios vizinhos e as empresas que atuam na região. “Para que a gente consiga ter um futuro mais equilibrado, tanto na questão social, governança e ambiental, a gente precisa ter essa agenda implementada. Essa é uma agenda global, mas que a gente precisa realizar com ações locais, dentro de cada gestão. E aí vem o papel do Legislativo Estadual cearense, indo além da sua atividade finalística, trazendo esse selo de forma vanguardista, de forma pioneira”, frisou.

Edição: Salomão de Castro

 

Núcleo de Comunicação Interna da Alece

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Veja também